Qual a diferença de franquia e licenciamento?
Entender a diferença de franquia e licenciamento é o primeiro passo para quem quer se tornar um empreendedor e mais do que isso, entender em qual processo melhor se encaixa ao seu perfil de gestão.
A diferença de franquia e licenciamento
A principal diferença entre franquia e licenciamento é que enquanto a franquia oferece maior suporte e segurança, o licenciamento oferece maior autonomia, mas então qual escolher? Importante segurança e suporte ou “liberdade”?
Para empreender é importante observar alguns fatores, mas antes, analisar a sua experiência no empreendedorismo, no caso, no mundo dos negócios, pois muito irá com o acordo do seu perfil de gestor. Entenda melhor.
Franquia e licenciamento: qual escolher?
Quando falamos em franquia e licenciamento, o que vem na sua cabeça? Para muitos, ter uma franquia significa “não ter que se preocupar com nada”, e se partir deste princípio, o empreendedor poderá ter alguns percalços no sucesso do seu negócio, o motivo? A franquia oferece sim um modelo de negócio padronizado, para tanto o nome diz, é um modelo de negócio padronizado, que segue regras para assim ser um padrão em qualquer lugar onde esteja implantado, logo, é importante ter em mente que o modelo de negócio deve ser seguido e exige dedicação do empreendedor para que o sucesso ocorra de maneira crescente.
Agora quando falamos em licenciamento, é importante entender que assim como a franquia, também é um negócio promissor, a diferença é que no licenciamento o licenciado é o responsável pela própria gestão, com pouco suporte do licenciador, assim, toda responsabilidade a respeito do sucesso do negócio será de total responsabilidade do licenciado. O licenciado tem maior liberdade para operar a unidade por não existir um padrão – como ocorre com o franqueado – pois ele recebe a transferência do direito do uso da marca e não é necessário pagar uma taxa de adesão à marca.
Mas então, qual modalidade escolher? As duas modalidades de negócio são excelentes oportunidades de negócio para o futuro empreendedor, já que ambas modalidades oferecem a possibilidade de comercializar produtos ou serviços de marcas que já são consolidadas no mercado, mas o modelo irá de acordo com o perfil do empreendedor, se prefere um modelo padronizado, que existem dados de resultados de acordo com as experiências vividas no mercado, bem como experiência com os demais franqueados, do que o licenciamento, que é uma forma do licenciado fazer a sua própria metodologia de aplicação da marca nos produtos ou serviços.
Tome nota!
Licenciado:
- São responsáveis pela própria gestão, com pouco suporte do licenciador;
- Maior autonomia e liberdade para operar o negócio, traçando estratégias e aplicando mudanças que lhe forem adequadas quando necessário;
- Não há necessidade em pagar uma taxa de adesão à marca;
- Recebe a transferência do direito de uso da marca;
- Contrato menor e com menos cobranças entre as duas partes.
Franqueado:
- Recebe suporte da franquia e todo suporte técnico operacional, com treinamentos, manuais e esclarece ao franqueado todas as dúvidas do negócio;
- Sua autonomia é limitada, afinal, há um padrão de negócio consolidado e comprovado;
- Menor risco, afinal, segue um modelo de negócio estabelecido e consolidado no mercado, por isso as chances de sucesso são maiores;
- Recebe transferência de know-how, além de manuais de operação e modelo de negócio formatado para facilitar o processo de implantação;
- Contrato de maior duração e exige maior dedicação do franqueado para seguir o padrão da franqueada, bem como eventuais mudanças que possam ocorrer.
E para quem está começando a empreender, qual modalidade escolher?
Como já dissemos anteriormente, muito irá depender do perfil do futuro empreendedor, assim, a principal diferença entre escolher um modelo de franquia ou licenciamento é de acordo com o seu perfil.
Um fator importante para ser levado em consideração é referente a sua experiência no mundo dos negócios, pois perfis que optam pelo licenciamento, costumam ser perfis de quem já tem um negócio consolidado e que busca licenciar uma nova marca para agregar no seu negócio, seja aumentar a variedade de produtos/ serviços ou mesmo maior autonomia na gestão.
Já perfis de franqueados costumam ser perfis que não tem um histórico ou maior conhecimento do segmento, bem como o mercado e prefere a franquia por todo seu know-how consolidado, além de todo o suporte necessário para as mais variadas situações que possam ocorrer.
Sobre a MedNet
A MedNet é só expansão! Com mais de 40 franquias em todo o país e em plena ascensão, a MedNet é uma empresa especializada em Saúde Segurança do Trabalho neste segmento
Com uma equipe especializada, a MedNet entrega aos clientes a solução completa em SST com um portfólio amplo de atividades, que conta com: palestras interativas aos parceiros, apresentações e intervenções nos setores, suporte completo em todas as demandas do negócio, sendo todas as atividades e processos desenvolvidos pelos melhores especialistas em suas áreas, além do suporte técnico do Franchising para auxiliar todos os franqueados.
Assim é a MedNet, a escolha ideal quando se busca eficiência na área de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.
Por MedNet
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!