QUAL É O CENÁRIO PARA O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL?

O empreendedorismo no Brasil está crescendo e obteve, em 2018, seu segundo melhor resultado desde 2002. É o que revelam os dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Mas o que é empreendedorismo?

O empreendedor consegue identificar problemas e oportunidades, desenvolvendo soluções para atendê-las. Ele também investe recursos que contribuem positivamente para a sociedade — um negócio, projeto ou movimento.

Em nosso país, o empreendedor de sucesso se comporta de maneira otimista e corajosa para aceitar riscos. Ele também tem iniciativa, criatividade, capacidade de planejamento, autoconfiança, liderança e perseverança.

Se você se identifica com esse perfil, continue a leitura e conheça o cenário do empreendedorismo no Brasil.

Cenário favorável: o empreendedorismo no Brasil

Retomando os dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, eles mostram que cerca de 52 milhões de brasileiros, em idade produtiva, se envolveram em alguma atividade empreendedora em 2018 — equivalente a 38% da população total.

A pesquisa também verificou que 61,8% dos empreendedores brasileiros abriram ou estão abrindo negócios motivados pela identificação de uma oportunidade de mercado. Esse é o melhor resultado dessa taxa nos últimos quatro anos.

Em outras palavras, as mudanças em nossa economia criam oportunidades para que empreendedores possam surgir. Trata-se da relação entre demanda e oferta.

O público jovem, de 18 a 24 anos, vê no empreendedorismo uma excelente oportunidade para começar no mercado de trabalho. De 2017 para 2018, a participação dessa faixa etária cresceu de 18,9% para 22,2%.

Oportunidade: quando a economia não está bem

Pode parecer contraditório, mas é no cenário de crise que aumenta a vontade de empreender e a tendência ao negócio dar certo.

Em 2017, o portal de notícias G1 mostrou a história de Laércio Dimov — ex-gerente geral de planejamento estratégico de uma grande companhia. Demitido aos 50 anos, Laércio enfrentou dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho.

Os meses foram passando e os salários não alcançavam as expectativas do ex-gerente geral. Foi então que, em sociedade com um amigo, Laércio comprou uma unidade de uma franquia de produtos feitos de chocolate.

Na época, a projeção era recuperar o investimento em até três anos. No entanto, Laércio já tinha a expectativa de obter esse capital em até 24 meses.

A história do ex-gerente geral é, em maior ou menor escala, parecida com a de muitos brasileiros. A crise revela oportunidades e o consumidor apresenta novas demandas.

Na recessão econômica dos últimos anos, o comércio eletrônico cresceu 15%, bem mais que os 2,3% do varejo tradicional. Esses números não revelam apenas uma questão de tendência, pois o consumidor descobriu que pode economizar quando compra on-line.

Segurança: a escolha de uma franquia para empreender

O setor de franquias é uma excelente oportunidade para quem deseja começar a empreender, mas com a segurança de uma marca já estabelecida no mercado. E a relação franqueador x franqueado é muito simples.

Dono do empreendimento original, o franqueador detém os direitos sobre um modelo de negócio bem-sucedido e que tem potencial para crescer. Por isso, permite que outras pessoas possam replicar unidades de seu negócio em outras partes do país.

Para que essa replicação aconteça, regras e condições serão pré-estabelecidas. Do mesmo modo, os resultados serão compartilhados.

Do outro lado encontramos o franqueado, que pode ser inexperiente, mas tem o desejo de abrir um negócio próprio e opta pela franquia com o objetivo de reduzir os riscos da incerteza. Sendo assim, escolhe esse modelo de negócio já estruturado.

Por menor que sejam, os riscos existem e encará-los é um dos grandes elementos da atividade empreendedora. Em compensação, as vantagens são numerosas. Conheça-as a seguir.

Marca conhecida pelo público

Você não precisa investir em um projeto complexo de comunicação e marketing, pois a marca já é conhecida pelo público e, em muitos casos, faz parte da rotina dele. Isso contribui bastante com a divulgação do negócio.

Crescimento sempre em expansão

A rede de franqueados faz com que o negócio cresça continuamente por mais regiões do país — de modo ágil de estratégico. Nenhuma unidade é aberta sem que sejam feitos inúmeros estudos que garantam sua viabilidade.

Segurança para trabalhar

Por mais que seja um modelo fechado de negócio, o contrato garante ao franqueado uma proteção jurídica contra possíveis revisões no acordo. Desse modo, o empreendedor obtém mais segurança para trabalhar.

Treinamento para a gestão da unidade

Outra vantagem de empreender por meio de uma franquia é o treinamento recebido pela marca para que sua gestão mantenha o padrão de qualidade da rede. Ela o ensinará o necessário para o controle do negócio.

Fornecedores à disposição

Você não precisa buscar fornecedores para atender seu negócio, pois a franqueadora possui uma lista com todos os que são homologados e que têm capacidade técnica para fornecer os melhores produtos.

Preços mais competitivos

É mais barato comprar no atacado do que no varejo, certo? Por isso, uma rede de franquias consegue preços mais competitivos do que um negócio menor e que trabalha de maneira isolada.

Constante busca por inovação

Alguns empreendedores acreditam que as franquias não são espaços ideais para liberar a criatividade. De fato, elas seguem um modelo de negócio. No entanto, há uma constante busca por inovação e novas soluções para atender o público-alvo.

Suporte para alinhar os pontos estratégicos

As unidades não trabalham de modo isolado. Por mais independentes que sejam, elas contam com total suporte da franqueadora para alinhar os pontos estratégicos e manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Estratégias de marketing já definidas

Seu negócio pode ser local, mas a franqueadora investe em campanhas nacionais para tonar a marca ainda mais conhecida. Suas estratégias de marketing já vêm definidas, o que facilita muito direcionar as ações de comunicação a curto, médio e longo prazo.

Como você pôde ver, o empreendedorismo no Brasil abre as portas para quem está disposto a mudar de vida por meio das próprias iniciativas. Mas ele oferece também uma oportunidade para quem quer ter um negócio com menor risco: as franquias.

O empreendedorismo é para todos! Curta e siga nossa página no Facebook para conhecer uma opção de franquia em prestação de Serviços de Medicina e Segurança do Trabalho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *