Qual é o momento certo para abrir uma franquia?

É possível arriscar nesse momento pandêmico do país abrir uma franquia? Existe um momento certo do ´agora´ ou ´depois´?

O medo do ser humano é arriscar e não obter sucesso, seja em qual setor da vida for, e há quem acredite que nada é possível se não se arrisca.
Estar no meio de uma pandemia pode gerar grandes incertezas, ainda mais quando falamos em abrir um novo negócio, mas isso dependerá do ponto de vista, afinal, a economia está aquecida segundo o ministro da economia, Paulo Guedes, e novas franquias estão sendo abertas e é isso o que vamos apresentar nesse texto, o cenário atual do país, do empreendedorismo brasileiro e questionar o momento certo para abrir uma franquia.

Cenário atual da economia

O cenário atual da economia traz mais confiança e o mercado de trabalho vem dando sinais positivos, segundo o relatório do FMI que aponta a recuperação do PIB com 5,3% de crescimento ainda neste ano.

Os dados reportados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) desde o último trimestre de 2020, apontavam uma retomada do emprego formal, sendo que segundo o Ministério do Trabalho, no acumulado do ano e em doze meses até agosto de 2021, a economia brasileira havia gerado 2,2 milhões e 3,2 milhões de novas vagas de trabalho com carteira assinada.

Paulo Guedes, ministro da economia, afirmou que a economia está aquecida, pois o crescimento estimado em torno de 5,5% no Produto Interno Bruto (PIB) este ano já está surpreendendo quem esperava uma retomada lenta.

Os indicadores mensais do mercado de trabalho apontam ritmo de recuperação, possibilitando assim a redução da taxa de desemprego e consequentemente aumento da economia.

Empreender é uma solução para a crise?

Investir no empreendedorismo pode ser solução para sair da crise. Para o presidente do SEBRAE, Carlos Melles, “As pesquisas realizadas pelo SEBRAE têm mostrado que as pequenas empresas são o principal motor da economia brasileira. Não é exagero afirmar que são os donos de pequenos negócios que levam o país nas costas. Basta ver os dados de geração de empregos. As micro em pequenas empresas foram o único segmento que conseguiu reverter a perda de postos de trabalho provocada pela crise e fechar o ano com saldo positivo de 293,2 mil novos empregos”.
Em 2020 o Brasil registrou um recorde histórico na abertura de novas empresas e encerrou o ano com quase 20 milhões de negócios ativos. O Mapa de Empresas revelou que ao longo de 2020, foram fechadas pouco mais de 1 milhão de empresas (queda de 11,3% quando comparado a 2019). Logo, o país teve um saldo positivo de 2,3 mil empresas abertas, ao final de 2020.

Qual é o momento certo para abrir uma franquia?

Novos negócios são essenciais para o desenvolvimento do país e o momento certo para abrir uma franquia nada mais é do que: agora. Com a economia aquecida, muitos são os novos negócios que surgem e consequentemente se estabilizam e crescem, porém, se não bem estruturados/ administrados, também podem vir à tona. 

Segundo levantamento do SEBRAE, as pessoas que sonham em ter o próprio negócio precisam se preparar para o desafio de sobreviver no mercado, mas como? Através de diversos pontos, como: um plano estruturado de negócio, identificar e entender as necessidades do público-alvo, ter um projeto bem estruturado de marketing, se atentar ao financeiro e entender que tudo é questão de investimento e tempo, bem como boa administração. Mesmo o empreendedor começando agora, o futuro do negócio depende de um plano realista e com diversos pontos de atenção, lembrando que acima de tudo o empenho do empreendedor faz a diferença no negócio, como estar atento às novidades e tendências, se atualizar em seu segmento, a fim de favorecer o crescimento de sua franquia e outros pontos.

De acordo com relatório da Associação Brasileira de Franchising – ABF, os segmentos de saúde e bem-estar cresceu, sendo que o faturamento subiu 12,7% no primeiro trimestre de 2021. Assim, o Grupo MedNet, que atua no país há mais de 25 anos e conta com mais de 40 franquias espalhadas pelo Brasil, dedica-se diariamente à expansão com excelência, através de: prestação de serviços ocupacionais, realização de exames clínicos, audiométricos, laboratoriais, cardiológicos, oftalmológicos, radiológicos, treinamentos e demais especialidades envolvidas nas atividades laborais de seus clientes, além de atender as demandas de clientes por todo território nacional, desde instituições privadas a instituições governamentais e autarquias.

Mais do que Medicina e Segurança do Trabalho, o Grupo MedNet entende que negócios de sucesso só são possíveis através de muito trabalho e ousadia, arriscar sempre no intuito de oferecer solução de excelência.

Estar presente nas áreas de saúde e bem-estar atualmente é um caminho promissor, afinal o mercado com a pandemia trouxe inovações para o setor, sendo um grande potencial de crescimento para as micro e pequenas empresas. Vale destacar que a crescente demanda do público-alvo tem sido buscar a melhora na qualidade de vida em todos os aspectos, assim, empresas que investem na segurança, saúde e bem-estar do colaborador, entendem que estão na transformação dos negócios dia a dia, em busca por novas formas de oferecer seus produtos e serviços.

Por MedNet

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *