4 vantagens de abrir uma franquia

Descubra as vantagens de se abrir uma franquia, aprendendo o que é e como funciona

Muitas são as vantagens de abrir uma franquia e nesse texto você poderá conhecer 4 vantagens de abrir uma franquia e um pouco mais sobre, entretanto, precisamos trazer um panorama da economia para contextualizarmos o nosso assunto.


Desempenho do franchising brasileiro
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising – ABF, os números do franchising são baseados nos resultados das Pesquisas Trimestrais de Desempenho do Setor de Franquias no País. Assim sendo, com base nesses números, podemos observar o Desempenho do Franchising Brasileiro e em especial do 2º Trimestre 2021, divulgado no final de agosto desse ano, em específico 28/08/2021.
De acordo com os números, o faturamento do franchising nacional teve variação positiva de mais de 48% no 2º trimestre de 2021 em comparação com igual período de 2020 e se aproxima de níveis pré-pandemia, de acordo com pesquisa realizada pela ABF, sendo que todos os segmentos do setor apresentaram recuperação, com destaque para Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Serviços Automotivos, Serviços e Outros Negócios e Comunicação, Informática e Eletrônicos que cresceram sobre a base de 2019.
O ápice da pandemia gerou um impacto não apenas na sociedade, como nos negócios. A melhora do cenário com o avanço da imunização da população nos Estados, tem feito com que a atividade econômica volte de maneira gradual e crescente.

O que é uma franquia?
Antes de tudo, o que é uma franquia? Para descobrir as 4 vantagens de se abrir uma, é importante entender o que é e assim, entender um pouco desse universo. Franquia, franchising ou franchise é definido pela Lei 13.966 de 2019 como um sistema no qual uma marca permite que um terceiro comercialize e obtenha lucros sobre o seu nome de uso, com direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva dos produtos e serviços.
Franquia é um modelo de negócio que comercializa um sistema de venda o qual o franqueador (a marca/ empresa) cede ao futuro franqueado (o cliente interessado em ter a franquia), o direito de uso da marca, patente, know-how, infraestrutura e direito de comercialização. Basicamente, franquia é um modelo de negócio o qual o franqueado tem o direito de uso da marca para que ele possa replicar em diferentes locais e até formatos, todos com o padrão do franqueador, afinal, o franqueador já tem não apenas uma marca conhecida, como know-how no setor.

Quais são as 4 vantagens de abrir uma franquia?
Antes de apresentarmos quais são as 4 vantagens de abrir uma franquia, é preciso entender que esse modelo de negócio que vem ganhando destaque, antes de mais nada é um negócio como outro qualquer, que exige dedicação, comprometimento e visão empreendedora, pois o sucesso da franquia dependerá muito da postura do franqueado em relação ao novo negócio.

1) Know-how de uma marca consolidada
Se tornar conhecido e respeitado no mercado não é uma tarefa fácil, por isso mesmo o know-how de uma marca consolidada tem total fundamento e importância ao avaliar uma franquia, bem como ser uma das principais vantagens em ter uma.
Foram inúmeros desafios vencidos pela marca para se consolidar e se tornar referência no setor, por isso, o suporte da franqueadora é o que auxilia o franqueado em momentos delicados em como não saber lidar, afinal, a franqueadora já tem expertise no que constrói uma relação saudável com o cliente final.
Importante lembrar que existem as franquias menos conhecidas no segmento, as microfranquias que são menos conhecidas ou recém-criadas e que normalmente não têm o valor agregado de uma marca com know-how, logo, lembre-se de realizar uma análise do que de fato essa franquia está oferecendo e como é todo suporte ao franqueado.

2) Plano de negócio em mãos
Um plano de negócios é um documento importante para o futuro franqueado, pois nele constará a descrição de todos objetivos e os planos da franqueadora para que sejam atingidos. Nele consta inclusive detalhes para saber se está dentro do orçamento do futuro franqueado, se vale a pena o investimento, se está dentro do sonho do franqueado e outros detalhes. O objetivo do plano de negócios é reduzir os riscos e incertezas comuns na hora de abrir um negócio.

3) Auxílio constante da franqueadora
Em tempos de incertezas, contar com o auxílio constante da franqueadora é uma das vantagens de se abrir uma franquia, pois detalhes como contar com a ajuda para escolher o melhor ponto, entender melhor da marca com treinamentos e contato direto, resolver dúvidas de gestão – inclusive auxílio na contratação de funcionários, entre outros detalhes estão presentes ao assinar o contrato com a franqueadora.

4) Solidez do negócio = risco menor
Por fim, selecionamos a maior das vantagens de se abrir uma franquia: o risco menor. Com todos os auxílios da franqueadora, treinamentos, plano de negócio, suporte e capital de investimento menor, fica claro que abrir uma franquia contém um risco menor comparado ao iniciar uma marca do zero.

De acordo com o IBGE é comprovado o risco menor ao se abrir uma franquia, por meio do levantamento sobre a taxa de mortalidade das empresas nacionais, que apresenta em porcentagem, apenas 5% das franquias fecham nos primeiros anos, comparados a 5x mais o número ao se abrir um empreendimento do zero.

Fica fácil concluir que é muito mais vantajoso se abrir uma franquia do que iniciar um empreendimento do zero, que faça sentido ao franqueado, gere lucro, seja reconhecido e respeitado no segmento. Lembrando que quanto maior o risco, maior deve ser a consciência do empreendedor ao iniciar um novo negócio.

Por MedNet

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *