4 erros comuns para evitar na hora de abrir um negócio

4 erros comuns para evitar na hora de abrir um negócio

Listamos 4 erros comuns de empreendedores iniciantes para evitar na hora de abrir um negócio

A pesquisa “Sobrevivência de Empresas” do SEBRAE de 2020 trouxe dados importantes referentes aos novos negócios e seus formatos. Realizada com base em dados da Receita Federal e levantamento de campo, a maioria das empresas do Brasil do setor de microempreendedores individuais não perduram por 10 anos e 1 de 5 empresas fecha após 1 ano aberta, sendo a “taxa de mortalidade” dessa área de negócios de 29%. No caso das microempresas, após 5 anos tem a taxa de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%.
Mesmo diante esses dados, o empreendedorismo não deve ser encarado como algo desanimador, pelo contrário, deve ser encarado como desafiador e também, ir de acordo com o plano de negócios, investimentos e outros, fatores que já trouxemos em textos anteriores.
Empresários iniciantes devem evitar erros comuns, pois os erros por menores que sejam, podem ser fatais, representando inclusive na falência do negócio.

E quais são os erros que devo evitar na hora de abrir um negócio?

Primeiramente, é importante dizer que no mundo dos negócios, não existe mágica. O erro irá existir hora ou outra, porém, saber quais são os erros mais comuns é importante, pois o auxiliará para a tomada de decisão quando as situações se apresentarem.

Primeiro erro muito comum

Não planejar todas (todas!) as etapas é um dos 5 erros mais comuns que você deve evitar na hora de abrir um negócio, afinal, muitos empreendedores acreditam no projeto, estudam, reservam capital para investir, tem força de vontade para fazer acontecer, porém, não tem planejamento. Apenas por meio dele você conseguirá traçar etapas e mais do que isso, conseguirá identificar todos os aspectos do negócio para assim, fazer ajustes, bem como mudanças necessárias.

Segundo erro

Um erro comum que também costuma acontecer é a não capacitação. Lembrar que o mundo dos negócios envolve muita dedicação em todos os aspectos, se atualizar, capacitar e estar sempre buscando aplicar todo conhecimento nos negócios é de extrema importância e algo que empresários iniciantes podem não levar em consideração a médio e longo prazo.
Curso superior que forme empreendedor não existe, mas cursos que envolve o mundo dos negócios existem muitos, inclusive o empreendedor precisa ter em mente que terá que aprender sobre finanças, gestão de pessoas, contabilidade, comportamentos, liderança e muito mais, pois assim, terá poderá fazer a gestão de todas as áreas do seu negócio.

Terceiro erro

Um erro que pode gerar muitos prejuízos ao empreendedor e que merece muita atenção é desconsiderar os seus concorrentes. Analisar a concorrência, avaliar as estratégias, os posicionamentos e as respostas dos consumidores são de extrema importância, pois pode nortear o seu negócio e garantir passos mais assertivos com o seu público-alvo. Lembre-se sempre que no seu segmento e área existem muitas empresas que oferecem o seu serviço e é importante saber como e onde querem chegar, para que em cada nova estratégia você possa se destacar dos demais.

Quarto erro, dos erros comuns

Boa gestão financeira. Ser desorganizado nas finanças pode causar muitos prejuízos e inclusive findar o seu negócio. Todo negócio começa com um bom orçamento, por isso, uma boa gestão financeira preza pela elaboração de um fluxo de caixa e pelo registro de cada valor. Importante lembrar que quando não existe esse processo, a saúde financeira do negócio pode ser comprometida. Logo, um bom empreendedor precisa levar em consideração esse aspecto para que haja a longevidade e crescimento do empreendimento.

A implantação de qualquer negócio implica em muitos detalhes, porém, estar atento ao processo de desenvolvimento para que seja o mais assertivo possível, se faz necessário para a evolução.

O Grupo MedNet é uma empresa especializada em Saúde Segurança do Trabalho e atua desde 1994 neste segmento. Com uma equipe especializada e mais de 45 unidades espalhadas pelo Brasil, a MedNet entrega aos clientes a solução completa em SST com um portfólio amplo de atividades e conta com palestras interativas aos parceiros, apresentações e intervenções nos setores, sendo todas as atividades e processos desenvolvidos pelos melhores especialistas em suas áreas, além de todo suporte do Franchising para auxiliar todos os franqueados em suas necessidades, todos com o mesmo propósito: evoluir.

Por MedNet

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *