Custo de implementação de franquia: saiba quais são os principais

Com o aumento da concorrência em todos os setores, é cada vez mais difícil abrir o próprio negócio e consolidar sua marca. Felizmente, há algumas formas de contornar essa dificuldade, como o modelo de franchising. Com ele, se pode começar com uma marca já estabelecida, aumentando suas chances de sucesso. Você só precisa ficar atento ao custo de implementação de franquia para garantir o retorno financeiro.

De forma simples, a franquia é um modelo de negócio em que se pode abrir uma espécie de filial de uma empresa já estabelecida, usando sua imagem, assistência e produtos. Em troca, você faz o investimento inicial e paga royalties para a franqueadora a cada mês.

Se você souber como este sistema funciona, pode escolher uma franquia com alta rentabilidade e minimizar o custo de implementação. Para ajudar você com isso, vamos falar mais sobre o assunto trazendo algumas dicas para otimizar seu investimento. Acompanhe.

Por que você deve ficar de olho no custo de implementação de franquia?

Naturalmente, pagar o mínimo necessários na implementação de uma franquia é sempre algo positivo. Veja, a seguir, mais detalhes sobre seus benefícios.

1. Evitar atrasos no retorno financeiro

Quanto mais você precisa pagar durante a implementação de sua franquia, mais terá que produzir depois para compensar o custo inicial. Isso significa que, se você não ficar atento aos custos iniciais, pode perder boa parte do retorno financeiro esperado. Ter um pouco mais de planejamento nesse ponto trará bem mais vantagem na hora de abrir a empresa.

2. Maximizar rentabilidade

Para esclarecer, rentabilidade não é o mesmo que lucro. Um negócio rentável é aquele que gera bom retorno em relação ao seu investimento inicial. Se você gasta R$1.000 inicialmente e obtém R$100 de lucro, então sua rentabilidade foi de 10%.

Sendo assim, diminuir o custo de implementação de franquia também te dá um retorno maior no médio e longo prazo. Alta rentabilidade significa que seu investimento gerou resultados melhores em relação ao esforço inicial.

3. Conferir se a franquia é viável em seu local

Por fim, mas não menos importante, nenhum negócio sobrevive sem demanda local ou quando os custos associados são muito altos. Se você começar a investir antes de conferir a viabilidade do negócio na localidade onde pretende atuar, então há chances bem altas de que não tenha um retorno financeiro próximo do esperado.

Quais fatores mais afetam o custo de implementação?

Considerando os pontos acima, é fácil entender por que você deve acompanhar o custo de implementação de franquia. O próximo passo é entender quais fatores mais afetam esse investimento inicial e se planejar para administrá-los adequadamente.

Veja, nos tópicos seguintes, quais são os principais e como você pode reduzi-los.

1. Taxa de franquia

A primeira despesa que você vai encontrar, que faz parte de todo e qualquer investimento desse tipo, é a taxa de franquia. Trata-se de um valor que se paga para ter autorização para usar a marca e os produtos do franqueador. Sem isso, abrir uma nova filial seria uma ação ilegal da sua parte.

Nesse ponto, tudo que você pode fazer é comparar os diferentes valores para a taxa de franquia. Apenas tenha em mente que não é só o preço que deve ser considerado, mas principalmente o retorno e rentabilidade que você espera obter. Pagar um pouco mais pode valer a pena se o lucro for mais alto.

2. Imóvel comercial

Existem franquias que podem ser abertas sem a necessidade de uma loja, escritório ou qualquer estabelecimento físico. Porém, na maioria dos casos, você vai precisar de um imóvel comercial estruturado de acordo com os padrões da franqueadora. E, em muitos casos, pode ser difícil encontrar o edifício certo para sua demanda.

Tome bastante cuidado nessa escolha, pois, além de comprar ou alugar o espaço, você também pode precisar realizar algumas reformas e ajustes, capazes de aumentam bastante o preço nesse processo. Compare as diferentes opções com cuidado e tenha certeza de considerar outros custos de longo prazo.

3. Estoque inicial

Não há como vender um produto sem ter alguns itens no estoque. E mesmo franquias que lidam com a prestação de serviços também precisam estocar ferramentas e materiais de trabalho. Se você tentar começar sem os recursos necessários, pode ter bastante dificuldade para atender a todas as demandas, o que te custará bastante rentabilidade nos primeiros meses.

A maioria dos franqueadores tende a incluir um pacote de estoque inicial no custo de implementação de franquia quando conversam com possíveis franqueados. Isso facilita um pouco sua pesquisa, mas ela ainda deve ser adaptada de acordo com a demanda que você espera encontrar no seu local de atuação.

4. Contratação de equipe

Por fim, muitas franquias exigem que você tenha um time de colaboradores para prestar um bom serviço. Sendo assim, você precisa procurar pessoas qualificadas para atuar dentro da sua filial, assim que ela estiver preparada. Isso pode demorar um pouco mais caso você tenha que contratar um time relativamente grande.

Além da quantidade, também é importante pensar no nível de qualificação necessário para sua equipe. Quanto mais especializado for o time, mais cuidado você precisa ter para escolher quem contratará. Uma equipe mal preparada pode aumentar, ainda mais, os custos de implementação de franquia.

Opte pelas franquias de saúde ocupacional

Levando todos esses pontos em consideração, você deve ter atenção na hora de escolher a sua opção de franquia. O setor de saúde ocupacional, por exemplo, é uma ótima opção para quem deseja entrar nesse mercado.

Há uma crescente demanda para serviços para franquias de saúde, além de possuir um custo de implementação mais baixo que várias alternativas. Se você estiver em dúvida, conferir as opções nesta área vai ajudar bastante.

Com todas essas informações, você já está mais preparado par otimizar o custo de implementação de franquia. Fique atento aos pequenos gastos e esteja pronto para algumas mudanças de plano. Nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer.

E se você quiser entender melhor, quais são as suas opções, veja nosso artigo falando sobre os benefícios de investir em uma franquia de saúde ocupacional agora mesmo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *