a importância do perfil comportamental no recrutamento

Entenda a importância do perfil comportamental no recrutamento e seleção de pessoas para a sua franquia

Vai contratar em 2022? Entenda a importância do perfil comportamental no recrutamento e seleção de pessoas e o que isso afeta diretamente o seu negócio.

2022 está chegando e com ele muitos momentos desafiadores estão por vir! Para tanto, estar com um time alinhado com os desafios e as metas, é importante. O perfil comportamental é indispensável para quem quer melhorar os resultados dos colaboradores da franquia e auxiliar na seleção dos próximos colaboradores. Entenda a importância do perfil comportamental no recrutamento e seleção de pessoas e o que isso afeta diretamente o seu negócio.

A importância do perfil comportamental no recrutamento e seleção de pessoas para a sua franquia

Identificar o perfil comportamental é essencial no recrutamento e seleção de pessoas para a franquia, pois se trata de um fator que influencia diretamente no relacionamento, no clima e até mesmo nos resultados traçado pelo planejamento.
Sabemos que cada profissional é diferente do outro e ao falarmos de franquia, isso não muda. O perfil comportamental é importante, pois com o mapeamento adequado é possível comparar as competências de profissionais, facilitando inclusive a identificação de lideranças. Mais do que isso, com o mapeamento adequado, é possível melhor direcionamento de funções e desenvolvimento de talentos.

O que é perfil comportamental?

O conceito de perfil comportamental surgiu com Willian Martson em meados da década de XX, sendo Willian um psicólogo da Universidade de Harvard. Willian dizia que era possível dividir as pessoas em quatro padrões predominantes, sendo eles: dominância, influência, estabilidade e cautela, ao qual ficou popularmente conhecido como metodologia DISC. Tal conceito/ metodologia se tornou um material popular de estudo para especialistas em comportamento, além de servir de material para outros métodos de análise de perfil que surgiram posteriormente.
Com isso, cada um dos perfis apresentados por Willian, indicam uma tendência de comportamento nas mais diversas abordagens: habilidades socioemocionais, modelo de treinamento e desenvolvimento, desempenho profissional e outras. O conceito de perfil comportamental por Willian pode ser resumidamente apresentado como um conceito que permite que as empresas/ organizações identifiquem as habilidades e competências individuais predominantes.

Por que é importante aplicar a análise de perfil comportamental ao contratar na sua franquia?

Porque é uma forma de conhecer os colaboradores da sua franquia, otimizando as estratégias de comunicação interna que serão aplicadas, aumentando a produtividade e qualidade do trabalho desenvolvido por eles.
A partir da análise dos perfis comportamentais, é possível montar equipes para trabalhar da melhor forma de acordo com as estratégias. Com equipes alinhadas, existe maior motivação do ambiente de trabalho, bem como menor rotatividade no departamento/ setor da sua franquia. Vale lembrar que a cultura organizacional é fundamental, assim, entender como os colaboradores pensam, seus projetos, sonhos pessoais e como se comportam no dia a dia, permite compreender com assertividade se a franquia está no caminho certo com cada perfil dos colaboradores.

Perfil comportamental, como analisar?

Separamos algumas dicas para facilitar essa análise, confira!

1) Entenda seus colaboradores
A primeira dica é básica: entenda os seus colaboradores. Faça um levantamento interno para identificar quais perfis são facilmente encontrados na franquia e quais os que são menos encontrados, ao identificar isso, saberá qual perfil é mais predominante ou não e como poderá trabalhar a diversidade nos setores, para assim, delimitar as funções, bem como fazer novas contratações.

2) Perfil desejado para cada vaga
Quais são os perfis recomendados para cada vaga? Fazer essa análise é importante, pois por exemplo, para um perfil comercial, um perfil comunicador é o indicado se comparado com um perfil analista, que se desenvolverá melhor em um setor financeiro.

3) Valores
Deixe claro os valores da franquia, os objetivos a curto, médio e longo prazo. Seja claro aos colaboradores, bem como aos novos contratados, pois dessa forma a diminuição do turnover é presente ao alinhar os valores da franquia com os dos colaboradores.

4) Análise
Verifique as necessidades da sua franquia e se os perfis se encaixam para cada área. Por exemplo, um perfil influenciador que trabalha no setor financeiro é algo que pode trazer alguns problemas na dinâmica do trabalho, por isso toda análise para delimitar cargos, bem como alterar, é de extrema importância. Cabe ao gestor identificar e selecionar quem se encaixa melhor em cada uma das áreas de atuação na franquia.
5) Aplique o teste comportamental
Assertividade no processo de recrutamento de talentos, eis o principal benefício ao aplicar o teste comportamental na entrevista e seleção dos colaboradores.
Ao aplicar o teste comportamental no processo seletivo, a chance de encontrar o talento mais indicado para determinada função aumenta. Assim, existem maiores chances de contratar profissionais alinhados à cultura organizacional.

6) Sinalização de áreas na franquia que necessitam capacitações e treinamentos
O perfil comportamental auxilia inclusive ao sinalizar quais áreas necessitam de capacitações e treinamentos para estarem alinhados aos objetivos. Ao aplicar o teste, além de sinalizar as áreas que necessitam capacitação e treinamento, é possível traçar estratégias para potencializar os resultados ao focar no desenvolvimento dos colaboradores.

E como faço para aplicar o teste comportamental?

Existem muitos métodos que poderão ser aplicados ao qual ficará ao encargo do diretor da franquia contratar um especialista para aplicar. Tal especialista poderá apresentar os métodos que poderão ser aplicados, que podem ser: Método DISC, o STAR, O Inventário de Aderência Cultural (IAC), O Teste de Dominância Cerebral, a Metodologia Big Five e outros. Empresas que trabalham com recrutamento e seleção e que contam com psicólogos no auxílio dessa aplicação, são os mais comuns.
O perfil comportamental no recrutamento e seleção de pessoas para franquias é muito utilizado, pois facilita o suprimento das necessidades do diretor, ao deixar alinhado com a equipe todos os processos, objetivos e metas a serem alcançados, além de otimizar o trabalho já aplicado no dia a dia da franquia.

Por MedNet

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