SAIBA O QUE É UMA FRANQUIA E COMO FUNCIONA!

Uma franquia tem vantagens competitivas que podem tornar a opção muito mais interessante. Muitas vezes as franquias são as melhores opções para quem pretende crescer e alavancar sua veia empreendedora, contando com a ajuda de uma parceria.

Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas que pretendem mudar a sua vida e alcançar a tão sonhada independência financeira. Nessa perspectiva, as dúvidas são muito comuns na hora de realizar uma transição de empregado para dono de sua própria empresa.

Você sabe o que é uma franquia e como funciona? Essa é uma dúvida bastante comum e que precisa estar bem clara para quem almeja crescer no mercado. Pensando nisso, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa saber desse setor. Continue a leitura até o final e não perca nenhum detalhe!

O que é franquia?

Em primeiro lugar, é preciso compreender que uma franquia corresponde a um tipo de modelo de negócios em que há a concessão de direito de uso da marca. Muito mais que utilizar o branding, a franquia possibilita que processos e métodos já validados sejam aplicados.

Por exemplo, uma rede de franquias de fast food pode testar novos sabores, métodos de produção e receitas exclusivas. A partir disso, define-se qual melhor estratégia para tornar o produto o carro-chefe da marca.

São exatamente esses detalhes que fazem com que o franqueado não cometa erros básicos e coloque a perpetuação do negócio em risco. O panorama de crescimento desse setor demonstra a pujança no mercado nacional. Veja abaixo!

Só no ano passado, o franchising cresceu o seu faturamento em 7%, alcançando R$ 174,8 bilhões de reais. Todo esse avanço mostra como o setor é resiliente a crises e dificuldades internas.

Como funciona uma franquia?

Agora que você já sabe um pouco mais de algumas das características básicas do franchising, vamos abordar como ocorre a parte prática do processo. Continue a leitura!

Para ter o direito de trabalhar com a marca de uma empresa franqueadora é preciso pagar pela concessão. Isso pode ocorrer de diversas formas e com padrões de pagamentos distintos. O mais comum é que a franqueadora exija um capital inicial para o pagamento do direito de uso. Além disso, taxas mensais do percentual do faturamento da unidade são pagas em formas de royalties.

Entretanto, existem algumas empresas que não realizam a cobrança dos royalties? Por isso, é muito importante ler com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento contém todas as informações relevantes e organizacionais da franquia. Isso é vital para entender a performance interna da marca e conferir todo o capital necessário para a instalação.

O processo de abertura, ao nível jurídico, é comum a qualquer outro empreendimento. Vai ser necessária a abertura de um CNPJ próprio para o empreendimento, com a especificação da atividade-alvo do negócio. Além disso, é válido ressaltar que muitas franqueadoras dão treinamento in company para o franqueado.

Nesse caso, os principais tópicos referentes à abertura, gestão comercial, publicidade e parte tributária são trabalhados. Isso ajuda muito a evitar erros durante o processo e realizar a instalação da unidade de forma extremamente produtiva e ágil. Pense nesse aspecto!

Quais as vantagens de investir em franquias?

Um negócio precisa ter algumas vantagens e detalhes diferencias para sobreviver no competitivo mercado nacional. Afinal, uma boa geração de caixa e a força da marca são os pilares básicos para um negócio de sucesso. Logo abaixo vamos listar algumas das principais vantagens ao se abrir uma franquia. Confira!

Estrutura física completa

Uma boa estrutura é a porta de entrada para o recebimento dos clientes e para prestação de um bom serviço. Além do mais, a parte física de um negócio transparece os valores e a solidez do branding, fazendo com que os consumidores fiquem fiéis à marca. Tudo isso demonstra o quanto é importante investir nesse aspecto.

Reconhecimento da marca

Realizar o branding (construção de marca) é uma tarefa complicada e que demanda muitos anos para ser consolidada. Afinal, tornar-se referência no mercado exige um bom alinhamento interno do negócio associado a estratégias bem definidas.

Nesse sentido para saltar esse aspecto oneroso e bastante demorado, uma franquia pode ser uma excelente opção. Isso ocorre porque ela já foi testada, validada e é bem reconhecida no seu setor de atuação. A marca é o elo de conexão entre os produtos/serviços de uma empresa e os seus clientes. Vale lembrar que no início de qualquer negócio, ter um bom capital para investir em publicidade é algo extremamente difícil.

Suporte e consultoria especializada

Em conclusão aprender com quem sabe fazer é uma velha máxima de mercado. Isso se aplica ao ramo do franchising, já que o suporte é um ponto vital. Consultores e executivos da matriz oferecem treinamentos e um canal de comunicação muito importante entre a franqueadora e o franqueado. Com isso, há uma maior facilidade na hora de tomar decisões importantes.

Altas chances de rentabilidade

Em síntese o lucro é um dos objetivos primordiais de qualquer negócio. No entanto sem uma boa rentabilidade nenhuma empresa consegue prosperar e avançar no mercado. Além disso, há o capital investido inicialmente que precisa ser recuperado, como toda aplicação financeira realizada. Por isso, já conhecer previamente as margens de rentabilidade minimiza erros no percurso.

O grupo MedNet é um desses raros exemplos de marcas consolidadas e que tem um projeto muito interessante para os franqueados. A empresa atua no setor de medicina do trabalho, com o uso de bons softwares e com grande variedade de serviços ofertados. Com isso, realiza exames laboratoriais, cardiológicos, oftalmológicos, dentre outros, atendendo uma demanda crescente de mercado.

Ao longo do texto, foi possível entender o que é uma franquia e como funciona. Trata-se e uma opção muito atrativa para o investidor que pretende aplicar sua ideia empreendedora. Ter o suporte de uma boa franqueadora e solidez nas relações é algo que ajuda muito a avançar e crescer no nicho de atuação.

Quer continuar aprendendo sobre esse mundo do empreendedorismo? Conhecimento é sempre bom, não é verdade? Leia nosso post sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil agora mesmo para verificar as potencialidades e dificuldades do mercado. Não perca tempo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *