CONHEÇA O PERFIL DO FRANQUEADO BRASILEIRO

Existem pessoas que empreendem por necessidade, para diversificar investimentos ou para realizar um sonho. Pensando nisso, é preciso conhecer o perfil do franqueado brasileiro e entender as ambições e projetos de negócios de cada um.

As franquias estão em alta no mercado brasileiro. A grande maioria das pessoas sonha em ter seu negócio próprio e fazer disso seu projeto de vida, tendo muito sucesso na sua atividade. Entretanto, existem muitas dificuldades e problemas para quem inicia uma empresa sem ter os conhecimentos prévios necessários. Por isso, as franquias são uma forma inteligente e mais segura de se investir.

Nesse artigo, vamos trazer as características de cada um desses perfis para te orientar ainda mais sobre como abrir uma franquia e empreender com muito sucesso. Temos certeza que você não vai perder essa oportunidade? Então, veja todo o conteúdo até o fim agora mesmo!

Como abrir uma franquia?

Em primeiro lugar, é preciso compreender que uma franquia também é uma forma de se empreender e alcançar uma boa estabilidade financeira. Isso decorre do fato de que a franquia nada mais é do que um modelo de negócios já testado e aprovado.

Ou seja, a franqueadora pretende expandir suas atividades e abrir novas unidades em diferentes locais para alcançar novos públicos consumidores. Além disso, contar com um parceiro para tocar a operação faz com que as chances de sucesso sejam muito mais elevadas.

A empresa dona da marca recebe, na forma de Royalties, uma parcela dos lucros por permitir a sua utilização e dos processos desenvolvidos. Um detalhe que merece muita atenção é o suporte oferecido ao franqueado antes de ele, de fato, abrir o negócio.

Muitas redes possuem centros de treinamento e capacitação para fazer todo um planejamento e treinamento, antes da abertura da empresa. Assim, o franqueado vai com muito mais confiança e conhecimento para o mercado.

Existem diversas marcas renomadas que trabalham com o modelo de franchising. A regra mais importante é observar a experiência e coletar feedbacks de outros franqueados para conhecer um pouco mais da rede. Analise, pesquise e compare opções que sejam interessantes para o seu propósito e que tenham a ver com a sua atividade-fim. Não se esqueça disso!

O que influencia os perfis dos franqueados brasileiros?

É difícil determinar com precisão o perfil do franqueado brasileiro, como se existisse um padrão único. Porém, quando se analisa em conjuntos, é perceptível que há alguns pontos que se repetem, mantendo um padrão de características.

Uma recente pesquisa do Sebrae traçou alguns pontos do perfil do empreendedor brasileiro. Logo abaixo vamos listar alguns tópicos principais dessa análise que possibilita entender um pouco mais sobre as características das pessoas que empreendem no país. Confira!

Localização

A grande maioria dos franqueados brasileiros exercem suas atividades nas regiões Sul e Sudeste. A explicação para esse fato é bem simples, já que a grande maioria das redes possui suas unidades nesses estados.

A concentração populacional, a maior renda per capta e a grande densidade populacional dessas regiões são fatores fundamentais. Um outro detalhe que ajuda entender esse fato é a existência de um grande número de shopping centers no Sul e Sudeste. É preciso lembrar que uma correlação que vem muito à mente é a que existe entre franquias e shoppings.

Isso porque há muitas redes atuando nesses locais, principalmente do setor de fast food. A maior renda per capta também é um fator atrativo para que muitas franquias se instalem exatamente nessas regiões do país. Afinal, quanto maior o poder aquisitivo, maior a chance de vendas e de prosperar no competitivo mercado brasileiro.

Sexo

Há um maior número de empreendedores do sexo masculino, quando comparado com o feminino. Talvez por questões culturais ou por características pessoais, que fazem com que muitos homens planejem ter a sua própria franquia.

É preciso entender que isso é apenas um valor numérico, pois há um avanço crescente da mulher, tanto no mercado de trabalho, quanto no empreendedorismo. As diferenças de gênero não impossibilitam que qualquer pessoa atue em um setor que tenha interesse. Basta se especializar, capacitar e executar seus projetos pessoais.

Agora que você compreendeu um pouco mais das características de quem empreende, vamos falar um pouco mais de como é possível ter sucesso em cada tipo de perfil. Veja!

Quais são os perfis dos franqueados brasileiros?

Empreendedor por necessidade

Esse é um dos perfis mais comuns. Muitas pessoas que são demitidas do seu trabalho com carteira assinada ou que não encontram espaços no mercado corporativo passam a querer gerir sua própria franquia.

O ponto mais importante é ter cuidado para não se endividar e ser muito racional na hora de fazer a escolha do setor e da franquia que vai adquirir. Atuar em um segmento que já tem experiência reduz significativamente a chance de erros.

Empreendedor investidor

Existe um tipo de investidor que deseja alocar seus recursos em negócios próprios. Para isso, adquirem franquias e contratam bons colaboradores para operarem a empresa. Com isso, exercem uma função mais estratégica e ficam atentos aos indicadores financeiros do empreendimento.

Empreendedor por essência

Um perfil existente é o daquela pessoa que sempre sonhou em ter seu próprio negócio. Muitas vezes já começam na informalidade, por exemplo, vendendo produtos ou prestando serviços para já conseguir uma renda. Eles têm muito tino comercial e uma capacidade nata.

Um fato muito recente é que a Associação Brasileira de Frachising (ABF) liberou recentemente os resultados do segundo trimestre de franquias no Brasil. Com dados atualizados sobre as redes e informações muito ricas. Vale a pena conferir!

Atualmente, o empreendedor tem muita dúvida sobre em que franquia investir. Afinal, a relação se assemelha a praticamente um casamento, com momentos bons e outros difíceis. Por isso, solidez, tradição e crescimento compõem a tríade do sucesso.

A MedNet é um exemplo das poucas empresas com essas características. Com um crescimento de 40% no último trimestre, a rede avança cada vez mais para se tornar referência no seu mercado de atuação.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o perfil do franqueado brasileiro, confira qual faz mais sentido com você e procure alavancar sua carreira. Já pensou em investir em uma franquia de serviço em saúde ocupacional? Veja a nossa análise!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *