PERFIL DE EMPREENDEDOR: CONHEÇA OS PRINCIPAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS

O empreendedorismo no Brasil vem se tornando um movimento cada vez mais forte, ao mesmo tempo em que tem sido recebido com simpatia pela população. Ter perfil de empreendedor, no entanto, é necessário para alcançar o sucesso.

Assim, características pessoais são fortalecidas pelo aprendizado e pela dedicação. Ao mesmo tempo, as facilidades dos inúmeros instrumentos de gestão disponíveis fazem transparecer um variado elenco de perfis atuando no mercado.

Dessa forma, aparecem desde aqueles que têm como traço mais importante a própria individualidade, até os que são mais voltados à conquista de seu espaço por meio de trabalhos sociais ou ambientais.

Continue a leitura e conheça os principais perfis de empreendedor e suas características.

Empreendedor – Individual

O empreendedorismo individual talvez seja o modelo mais rústico dentre todos, no sentido de que sua bandeira é a sobrevivência. Quando evolui, qualifica seus resultados, mas mantém a postura de trabalhar sozinho ou, no máximo, com um auxiliar.

Desse modo, sua empresa é planejada e conduzida por ele e a principal referência que adota são suas próprias ideias e valores. Nesse sentido, é norteado por valores morais e éticos que o conduzem em uma direção da qual não pretende se afastar.

Por sua vez, o perfil individual apresenta características de empreendedor independente, geralmente uma pessoa madura e com posicionamentos já estáveis. De modo geral, os grandes sucessos não fazem parte de suas realizações.

Inovador

O que caracteriza o inovador é sua capacidade criativa. Alguns empreendedores são assim de modo natural, enquanto outros podem se tornar inovadores por dedicação e aprendizagem.

Inovar é a grande iniciativa no mercado hoje e o empreendedor com esse perfil está no momento mais adequado para alcançar o sucesso. O potencial para identificar oportunidades de negócio em situações de crise valoriza profissionais com essa característica.

Quando associado à tecnologia, o empreendedorismo inovador é o grande mote das iniciativas conduzidas pelas novas startups. Assim, considere as seguintes características desse perfil:

  • tem intimidade com os processos criativos;
  • enxerga oportunidades;
  • vê com clareza e objetividade;
  • avalia os riscos a que se submete empreendendo;
  • é dotado de autoconfiança.

Em especial, a personalidade inovadora detém uma certa inquietação que promove a vontade de mudar. O lucro que o empreendedor inovador pretende auferir resulta da novidade que implanta no mercado.

 Social

O empreendedorismo social é quase o inverso do individual, exatamente por ser coletivo. Um perfil dessa natureza se aplica com precisão nos trabalhos de produção e serviços voltados para a comunidade.

No entanto, deve-se considerar que não se trata de assistência social, mas de empreendimentos visando lucro e resultados sociais de fato. Por essa razão, o perfil de um empreendedor social de sucesso apresenta características como:

  • é um gestor profissional;
  • realiza seu melhor desempenho localmente;
  • garante a sustentabilidade financeira de seu empreendimento;
  • é capaz de inspirar mudanças;
  • promove a inclusão de pessoas com alguma limitação social.

Assim, pode-se dizer que o lema do empreendedor com perfil social é a construção de um mundo melhor. Nesse esforço para desenvolver a comunidade onde atuar é capaz de gerar lucro e desenvolver o próprio empreendimento para alcançar outras comunidades.

Corporativo

O empreendedor corporativo geralmente é um colaborador que coloca em prática o empreendedorismo nas ações dentro da empresa onde atua. Assim, suas práticas são aquelas do próprio dono do negócio, de modo que assume a responsabilidade de fazer a empresa avançar e crescer.

Nesse sentido, inova e questiona com o fim de aprimorar a empresa e não se limita ao básico de suas funções. Dessa forma, onde puder atuar para melhorar a empresa ele o faz com esse fim.

Assim, pode-se caracterizar o perfil corporativo do empreendedor principalmente a partir dos seguintes valores:

  • manifesta senso de liderança no contexto em que atua;
  • apresenta visão sistêmica da empresa;
  • tem comportamento proativo e induz à proatividade;
  • é criativo e inovador;
  • trabalha com foco no objetivo.

Público

O perfil público do empreendedor se manifesta quando o profissional de perfil corporativo atua no segmento de governo de qualquer das esferas. É o servidor público com as características do empreendedor corporativo.

Essencialmente, são os grandes responsáveis pelo que há de qualidade no serviço público, uma vez que são motivados pelo desempenho de qualidade no serviço que prestam. Assim, empreendem no interesse público, na medida em que possuem autonomia no segmento em que atuam.

O empreendedor público sabe identificar e focar no poder de que dispõe. Suas ações qualificam o serviço público onde trabalham, seja eliminando entraves burocráticos, seja aprimorando a qualidade do serviço prestado.

Esse perfil pode ser assim caracterizado:

  • sabe escutar as ponderações de terceiros;
  • é aberto e receptivo a novas ideias;
  • observa e estimula novos talentos;
  • acredita na possibilidade de mudança;
  • é criativo na realocação de pessoas.

Empreendedor – Visionário

O empreendedor com perfil visionário é aquele capaz de prever o comportamento de determinado segmento do mercado ou identificar novas preferências do consumo. Sua percepção o coloca sempre à frente de seu tempo.

Assim, o empreendedor visionário não apenas avalia a realidade instalada, mas, sobretudo, projeta as possibilidades futuras para uma condição imediata. Essencialmente, o que o caracteriza é sua capacidade de transformar ideias e sonhos em projetos reais.

No entanto, não se trata de um sonhador, mas de um transformador. O empreendedor visionário realmente altera a realidade presente como resultado das seguintes características principais:

  • é dotado de visão que o capacita a enxergar oportunidades;
  • é autoconfiante e se percebe capaz de realizar o que enxerga;
  • sabe ser persistente, perceber obstáculos e providenciar meios para sua superação;
  • impõe disciplina no que faz, sobretudo para si mesmo;
  • mantém-se devidamente informado;
  • planeja suas ações com foco no objetivo;
  • sabe lidar com as emoções que surgem no variado tecido dos relacionamentos interpessoais.

Quando se pensa em perfil de empreendedor esses são os principais. Assim também, suas respectivas características que os diferenciam dos demais. São como caminhos que auxiliam à condução do esforço empreendido em direção ao sucesso dos negócios. Você se identificou com algum?

Gostou do post? Qual desses perfis mais se aproxima de suas próprias características? Compartilhe aqui o seu comentário para enriquecer ainda mais esse conteúdo.

Siga nossas páginas e fique por dentro dos assuntos que englobam a saúde, segurança e negócios: Linkedin, Facebook e Instagram.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *