A importância da gestão para o sucesso da sua franquia

Gestão empresarial é algo que muitos novos empreendedores precisam aprender, afinal, para o sucesso da sua franquia, o conjunto de ações e estratégias aplicadas durante o negócio, trará os melhores resultados.

Todos os detalhes ao se abrir uma franquia fazem a diferença, inclusive – e se não um dos itens mais importantes, a gestão do negócio. Mas afinal, o que devemos saber sobre gestão empresarial e o que de fato ela impacta nos resultados? Traremos a seguir, acompanhe!

O que é gestão empresarial?

Comandar uma empresa requer muitos detalhes e não é uma tarefa tão simples como se parece. Todos os dias, é preciso tomar decisões assertivas e resolver problemas diversos que podem afetar não apenas a produtividade do negócio, como o bem-estar dos colaboradores e interferir diretamente no faturamento. Assim, saber o que é gestão empresarial e aplicá-la na rotina da franquia é o que fará diferença.
Gestão empresarial engloba várias ações e estratégias que utilizam recursos financeiros, estruturais e humanos. Assim, ao falarmos de gestão, entenda como algo macro, que engloba todos os fatores do negócio.

A importância da gestão para o sucesso da sua franquia

Uma franquia exige do gestor muita dedicação, pois embora exista um plano de negócios bem estruturado, juntamente com o reconhecimento da marca no mercado e ambas favoreçam o sucesso da franquia, a importância da gestão do franqueado é o que refletirá no resultado final, sendo que com pequenas ações como seguir as orientações da franqueadora e estar envolvido nos processos negócio, podem ser aliados quando falamos de sucesso.

4 dicas de gestão para a sua franquia

Dica 1: participe das capacitações oferecidas
A capacitação constante deve se tornar um hábito do franqueado. A franquia sempre oferecerá treinamentos, palestras e eventos, a fim de auxiliar o novo gestor no negócio, para que assim, ele possa progressivamente alcançar os melhores resultados.
Se o objetivo principal do gestor é ter sucesso, é preciso ter em mente que o mercado está em constante evolução e precisa ter uma gestão que esteja de acordo com o negócio, com ideais claros e acima de tudo entender que é a partir da postura e posicionamento do gestor que a franquia alavancará os resultados almejados.

Dica 2: equipe alinhada com os propósitos
Um gestor empresarial necessita ter uma visão macro, isso inclui selecionar e capacitar a equipe que estará ao lado dele em busca do sucesso da franquia. Atenção ao processo seletivo para escolher um perfil que esteja alinhado com os propósitos da empresa é o primeiro ponto, sendo que uma vez contratado, o gestor necessita capacitar constantemente seus colaboradores e mantê-los engajados e alinhados aos objetivos.
Importante: é preciso conhecer o perfil de cada vaga da franquia para encontrar as pessoas ideais para ocupá-las. Um atendimento preparado e eficiente faz muita diferença no final do mês, sendo que ao fazer contratações errôneas, o risco de tornar a experiência do cliente algo ruim é muito maior.

Dica 3: atenção às necessidades do público
Vale ressaltar que por mais que a franquia tenha personas bem definidas ao contratá-la, é somente ao entender o comportamento e mercado local onde a franquia está inserida que o gestor consegue reconhecer as necessidades específicas dos clientes e assim traçar estratégias.
Analisar o comportamento de quem consome os serviços da franquia, observar as tendências locais e como o público-alvo da franquia se comporta, o que preferem, tudo isso sendo alinhado com o que já é oferecido pela própria franquia são importantes. Lembre-se! O cliente é e sempre será o melhor termômetro do negócio, por isso esteja sempre alinhado com o cliente e com a franquia, para que juntos, possam alcançar os melhores resultados.

Dica 4: utilize o know-how de mercado da franqueadora

Um bom gestor entende que todos são essenciais para a construção do sucesso, por isso, usar o know-how de mercado da franqueadora é importante para também se destacar no mercado e conseguir os melhores resultados.
Pedir auxílio e buscar aprender mais sobre a franquia é muito importante, não apenas quando está iniciando nesse mercado, como sempre buscar opiniões e maneiras de se comportar diante novos desafios, afinal, um bom gestor entende que toda conversa empresarial é enriquecedora para o negócio.

Uma gestão eficiente é aquela que cuida de todos os aspectos necessários para o funcionamento do negócio. Tudo é levado em consideração, até mesmo os detalhes que parecem irrelevantes são verificados com atenção, pois por mais que exista o auxílio e suporte da franquia e o produto/ serviço seja de qualidade, se não houver uma gestão eficiente, o sucesso será mais difícil de ser alcançado.
Quando a gestão é bem definida e executada dentro da franquia, os processos ocorrem de maneira organizada e consequentemente produtivos, além da gestão estar à frente dos possíveis impactos, identificando riscos e propondo soluções que beneficiem o crescimento do negócio.
Já os impactos de uma má gestão poderão ser vistos em curto prazo, pois muito vai do perfil do franqueado em querer ser parte integrante do sucesso e investir em uma gestão completa e eficaz.


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