5 motivos para você investir em medicina e segurança do trabalho

Quando se fala em investir em medicina e segurança do trabalho, muitos empreendedores encaram isso como conjunto de processos burocráticos e despesas onerosas para a empresa.

Contudo, o conjunto de normas técnicas, médicas e administrativas têm como finalidade conscientizar e educar os colaboradores, protegendo sua integridade e, é claro, eliminado os riscos do ambiente laboral.

A relação de custo-benefício obtida é imensurável, já que toda a equipe se torna mais produtiva, ao atuar em clima organizacional seguro e harmonioso. Além dos gestores saberem que correm menos riscos de sofrerem penalidades, multas, ou, processos trabalhistas por conta de acidentes ou doenças ocupacionais.

Se você ainda tem dúvida sobre a necessidade de investir em medicina e segurança do trabalho, continue a leitura deste conteúdo que preparamos com os 5 principais motivos para implementar essa série de normas em sua organização!

1. Contribui para um ambiente de trabalho mais saudável

Como responsável por questões administrativas da empresa, você já deve saber muito bem que a motivação no trabalho não se limita somente à remuneração, correto? A qualidade de vida, hoje, é considerada como uma das prioridades para os profissionais que integram o mercado.

Partindo desse princípio, muitas organizações têm percebido a importância de investir em medicina e segurança do trabalho para que proporcionem um ambiente mais saudável para os seus colaboradores.

O investimento nessa área é fundamental para garantir a satisfação dos funcionários e torna o cotidiano ocupacional mais agradável, incentivando as relações interpessoais e engajando a equipe.

Vale reforçar, ainda, que o orgulho dos trabalhadores em atuar na empresa se soma ao vínculo de pertencimento, já que eles se sentem valorizados ao notarem que a empresa se preocupa com seu bem-estar.

2. Reduz acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Organizações que investem em medicina e segurança ocupacional reduzem as probabilidades de que ocorram situações que coloquem a integridade física e mental de seus funcionários. Sendo assim, as ações de prevenções de riscos e iniciativas de saúde, diminuem consideravelmente os perigos de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

O fato é que, em um ambiente seguro para os trabalhadores, todas as partes envolvidas usufruem de grandes vantagens, pois o meio organizacional se torna propício para a produtividade. Além disso, o número de afastamentos por acidentes e doenças ocupacionais, assim como os processos trabalhistas e multas, são reduzidos. Em outras palavras, a taxa de absenteísmo também é diminuída.

3. Diminui os custos da empresa

Como foi dito na introdução, ainda há quem acredite que investir em medicina e segurança do trabalho significa elevação de custos operacionais. Contudo, a verdade é que esse investimento tende a gerar benefícios inestimáveis a médio e longo prazo.

Encarar a saúde ocupacional como despesas desnecessárias é uma visão equivocada. O gestor não deve considerar apenas os custos com mudanças nos processos e manutenções de maquinários, como cruciais, já que a integridade de seus maiores ativos (os empregados) está atrelada à produtividade e, por consequência, ao potencial de gerar resultados do negócio.

Além disso, quando ocorre a troca de maquinários e ferramentas — por conta de um mapeamento de risco e atualização nos processos — muitos EPIs podem deixar de ser obrigatórios, o que elimina custos e reduz despesas.

E, obviamente, ao remover os perigos do local de trabalho e tornar o ambiente salubre, a organização não terá mais que arcar com adicional de insalubridade ou de periculosidade, o que reduz o valor no salário e os prejuízos financeiros relativos a acidentes ocupacionais, que somaram cerca de R$ 79 bilhões de 2012 a 2018.

4. Aumenta a produtividade da equipe

Um ambiente de trabalho seguro gera impactos diretos na produtividade da equipe. Afinal, quando um colaborador se sente exposto a riscos ocupacionais, a tendência é que seu rendimento seja afetado.

Basta se colocar no lugar do funcionário: como você teria confiança para realizar seu trabalho com o máximo de empenho se soubesse que corre riscos de sofrer injúrias físicas que o afetarão por toda a vida, não é verdade?

Da mesma forma, quando ele sabe que a organização toma as medidas cabíveis para proporcionar um local de trabalho que preza por sua integridade física e psicológica, ele se torna mais focado e motivado em suas funções e, normalmente, encontra menos empecilhos para realizar suas tarefas.

Além disso, ao investir em medicina e segurança do trabalho, o índice de afastamentos e licenças pertinentes às doenças ocupacionais e acidentes é significativamente reduzido, o que também causa impactos diretos nas questões financeiras.

5. Fortalece a imagem da empresa

Por fim, vale mencionar a importância da responsabilidade social que toda empresa tem com a sociedade.

Quando praticada da forma correta, a imagem da marca gera credibilidade perante o mercado, o que, de certa forma, é benéfico para o marketing do negócio.

Dito isso, a implementação de ações e medidas para garantir a saúde e segurança dos funcionários é bem-visto não apenas pela equipe interna, mas por toda a comunidade. Afinal, a imagem de uma empresa é um aspecto crucial para agregar valor e conquistar novos clientes.

O que queremos dizer é que a responsabilidade social está muito além das políticas e valores da ideia constitucional e de atender às exigências da legislação. O fato é, zelar pelo bem-estar dos trabalhadores, proporcionando um ambiente ocupacional mais seguro e com mais qualidade de vida, é um grande passo no caminho certo para que seu negócio se torne referência e autoridade no nicho em que atua.

Para concluirmos, vale mencionar que, no decorrer deste artigo, você pôde entender que investir em medicina e segurança do trabalho não é um mero capricho, mas sim uma necessidade para que seu negócio esteja alinhado às exigências das Normas Regulamentadoras.

Para isso, é imprescindível contar com serviços de profissionais com anos de experiência no setor.

Quer saber mais sobre como uma empresa especializada em medicina e segurança do trabalho pode garantir que sua empresa cumpra com as exigências das NRs e se torne um ambiente de trabalho mais produtivo? Então entre em contato com a gente para conhecer nossas soluções!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *