Mercado de franquia: 4 tendências para acompanhar!

O mercado de franquias é um dos maiores motores da economia nacional. Um grande número de empresas iniciantes, ou mesmo, já consolidadas em seu mercado de atuação estão investindo no franchising como uma forma de crescimento do negócio. A chegada da tecnologia modificou diversos parâmetros do setor, trazendo mais agilidade e gestão segura de dados.

Você sabe quais são as principais tendências do mercado de franquia? Sabe quais são as vantagens de se investir nessa área? Essas dúvidas são comuns entre as pessoas que pretendem ter uma franquia própria.

Quer saber quais as respostas desses questionamentos? Então, veja a seguir as 4 principais tendências para acompanhar!

Como funciona o mercado de franquia?

É necessário compreender que as franquias são um modelo de negócios totalmente interessante para o franqueado. Afinal, poder contar com o renome da marca e seus produtos/serviços eleva as taxas de sucesso da empreitada.

Então, já começamos a entender que a franquia nada mais é do que a concessão de direitos para uso da marca e suas estratégias competitivas. Inicialmente, o candidato a abrir um negócio nesse nicho de atuação deve procurar uma empresa com solidez e bom feedback dos demais franqueados.

Isso é uma tarefa muito importante e evita muitas dores de cabeça futuras. A partir da definição, o empreendedor deve analisar criteriosamente a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse é um documento que contém todos os dados relativos à rede e ao modelo de negócios.

Por exemplo, taxa de faturamento médio das unidades, preço dos royalties, custos contábeis, número de clientes atendidos e a quantidade de franquias da rede que prosperaram no último ano.

Assim, fica muito mais prático e seguro implementar uma franquia que seja direcionada aos interesses do possível franqueado. Nessa análise, todo empreendimento exibe potencialidades e dificuldades no seu modelo de negócios. Avaliar com atenção e contar com a colaboração de outros franqueados minimiza as chances de erros.

Quais as tendências do mercado de franquias?

Não existe nada mais eficaz para se testar a viabilidade de um negócio do que analisar o seu panorama. Ou seja, caso haja um alto número de novas empresas no setor e clientes ansiosos por produtos/serviços, existe uma boa oportunidade.

Por isso, vamos listar abaixo as principais tendências desse mercado. Continue a leitura!

1. Alimentação saudável

Tradicionalmente, o mercado de franquia é reconhecido pelas redes de alimentação. Grandes marcas de fast-food nos shoppings são um retrato desse cenário, reconhecido pela agilidade, bom produto e alta demanda.

Atualmente, há uma mudança dentro do nicho de alimentação. Isso ocorre porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde e bem-estar. Dessa forma, elas tendem a evitar alimentos gordurosos e pouco saudáveis.

Ocorre que essa mudança no padrão de consumo abre portas para os empreendedores atuarem com alimentação saudável. Isso é perceptível pelo incremento de novas redes de saladas naturais, sucos detox e alimentos lights.

Existe uma infinidade de opções de marcas e de produtos dentro desse setor. É preciso que o futuro empreendedor analise com atenção a demanda da sua região e procure uma boa parceira de negócios. As franquias de alimentação saudável vem em uma rota crescente de ascensão, com muitas oportunidades para quem quer ter o seu primeiro negócio.

2. Terceira idade

O aumento da expectativa de vida já é um fenômeno que ocorre no país e no mundo. A inversão da famosa pirâmide de faixa etária, na qual o número de pessoas na terceira idade é menor que a taxa de natalidade, está ocorrendo. Ou seja, cada vez mais temos mais idosos ativos e que exercem suas atividades regularmente.

Isso, por si só, já é uma grande oportunidade de negócio. É possível encontrar marcas que produzem peças de vestuário mais confortáveis e específicas para essa faixa etária. Outro modelo de negócios que engloba a terceira idade são os serviços médicos.

Afinal, nesse período da vida há um aumento significativo na necessidade do cuidado com a saúde, exigindo profissionais e empresas capacitadas para atender essa demanda.

Também existem franquias que apostam em serviços específicos. Por exemplo, hidroginástica ou cursos de tecnologia para a terceira idade. Estar em um ambiente inclusivo facilita muito a socialização e a aprendizagem dessas pessoas.

3. Tecnologia

Logo acima já foi citado que a tecnologia é uma vertente muito interessante no mercado de franquia. A variedade de opções desse setor é muito grande já que há marcas que trabalham com criação e desenvolvimento de softwares. Já outras, optam por prestar serviços direcionados a esse nicho.

O que não faltam são opções de franquias de tecnologia. Marketing digital e publicidade, por exemplo, são algumas das maiores tendências para os próximos anos. Isso se deve ao fato de que as empresas estão ficando cada vez mais profissionais. Estar conectado ao mundo digital é uma iniciativa básica.

4. Saúde ocupacional

Outro mercado com muitas possibilidades é o de saúde ocupacional. Você sabe o que é trabalhado nesse campo? Pois bem, serviços admissionais e de saúde do trabalhador são exigências legais do Ministério do Trabalho.

Muito além disso, existe a preocupação das empresas com a saúde e produtividade do seu colaborador. É preciso entender que os trabalhadores são um dos principais ativos de um empreendimento. Eles são responsáveis pela execução das tarefas propostas e pela operacionalização do negócio.

Com isso, existe muito espaço para atuar nesse setor. A realização de exames laboratoriais, preventivos, análise ergonômica são alguns dos tópicos básicos desse mercado. Existem muitas opções e com excelentes margens de rentabilidade para quem pretende ter uma franquia de sucesso na saúde ocupacional.

O grupo MedNet tem tradição e solidez com esse nicho de atuação. O uso de sistemas de última geração e padronização dos processos agilizam muito na hora de gerir seus colaboradores. A marca vem crescendo muito no Brasil graças à implementação de franquias nas mais diversas regiões do país. Já pensou em ser parceiro desse sucesso também?

Existem diversas tendências no mercado de franquias, o que revela a grande capilaridade desse setor. Analise, pesquise e defina a melhor opção para investir o seu capital e ter um retorno satisfatório. Pense nisso!

Agora que você já sabe tudo sobre mercado de franquia, aprofunde seus conhecimentos sobre saúde ocupacional. Veja o material que preparamos especialmente para você!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *