4 dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa

4 dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa

Como se comunicar no dia a dia do negócio? Sabia que investir em boas práticas e ferramentas de comunicação interna pode trazer vários benefícios não apenas para o colaborador, quanto para a sua empresa? Confira a seguir.

A importância da comunicação interna precisa ser considerada dentro de uma cultura organizacional. Uma comunicação interna eficiente não ocorre apenas na melhora do fluxo de trabalho, mas também em um ambiente mais saudável e colaborativo, aberto ao diálogo e evolução do colaborador, bem como propenso à criatividade, expansão nas ideias inovadoras, resultando assim em melhores performances. Precisando de uma dica? Separamos 4 dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa.

Primeira dica: melhorar a comunicação através da tecnologia

A primeira dica é a tecnologia, que é uma grande aliada quando falamos em melhora na comunicação interna da empresa, pois soluções tecnológicas podem otimizar os processos internos, proporcionando um espaço de diálogo entre colaborador e empresa de forma direta e mais eficaz. Através da inserção digital, o conteúdo proposto, seja uma enquete, um espaço para diálogo, comunicados e outros, ganha melhora na eficiência e alcance de comunicação. Aposte na tecnologia com o principal: engajamento.

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Segunda dica: assertividade na comunicação: melhora no clima organizacional

Um exemplo recorrente é quando ocorre algum desentendimento na equipe devido a ela, a falta de comunicação. Algo que alguém da equipe disse de forma equivocada e que foi “repassado” de outra forma, até gerar uma situação constrangedora. Evitar esse tipo de comportamento é possível através da assertividade na comunicação. Mantenha o diálogo aberto com todos da equipe, esteja presente no dia a dia e seja mais do que um gestor/ gerente, seja parte integrante do negócio. Saiba pontuar falhas na comunicação e se empenhe para que todos possam falar, ouvir, trocar. Quando existe o ambiente de escuta, existe a melhora do clima organizacional.

Terceira dica: para melhorar a comunicação interna da sua empresa, você precisa

Entender a necessidade dos colaboradores através de diálogo ou mesmo caixas de sugestões na empresa, o que achar mais pertinente para ter esse espaço de troca e assim, entender as expectativas diante o trabalho para investir em campanhas motivacionais. Simples e objetivas. Por exemplo, quando houver a mudança de alguma Norma Regulamentadora (estamos falando do nosso negócio), que tal apostar em algum quiz a respeito das mudanças e premiar os colaboradores que mais se destacarem? Pode colar cartazes parabenizando o colaborador, disparar e-mails para os clientes dizendo que os colaboradores são especialistas no assunto e que estão por dentro de todas as novidades das mudanças, além do mais, presentear o colaborador com algo simples, como um ingresso de cinema, um voucher em uma livraria, enfim, a ideia é motivar para somar! Lembre-se que uma equipe motivada é essencial para manter a produtividade, pois colaboradores trabalhando em um ambiente saudável e com alinhamento de objetivos, são colaboradores mais felizes e satisfeitos.

Quarta dica: redija os conteúdos claros e objetivos

Mensagens de forma clara e direta melhoram a comunicação interna da sua empresa. Seja claro, mantenha um tom cortês e uma linguagem amigável, não apenas verbalmente, como também na escrita. Ao redigir e-mails, comunicados, fuja da linguagem técnica e sempre dê o caminho para que o colaborador possa esclarecer quaisquer dúvidas ou apresentar pontos referentes. Um exemplo: “Quer saber mais? Fale com seu gestor” ou “Que tal saber mais? Fique de olho nos próximos e-mails que traremos mais sobre o tema!”.

Hoje trouxemos dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa, sendo que investir em boas práticas e em ferramentas de comunicação são pontos que devem ser aplicados quando o assunto for bons resultados. Quando existe diálogo e o principal, escuta por parte da empresa, todos crescem. A comunicação deve ser alinhada no objetivo central do negócio com uma equipe motivada para fazer acontecer, por isso, a capacitação, diálogo e motivação devem ser constantes.


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Por MedNet

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