Confira 8 ideias de negócios na área de saúde para você empreender

O sonho de ser dono do próprio negócio tem se tornado cada vez mais fácil de alcançar para muitas pessoas. Além de haver mais oportunidades para se especializar em uma área ou mesmo em gestão de negócios de forma geral, também há caminhos mais eficientes para implementar diversas ideias de negócios em vários setores.

A área de saúde, por exemplo, tem uma grande variedade de serviços nos quais você pode investir, os quais costumam ter bastante demanda em todos os espaços. Se você souber como se planejar e aprender um pouco mais sobre como esse mercado funciona, certamente poderá aproveitar essas oportunidades para começar a empreender.

Ao contrário do que alguns acreditam, você não precisa ser formado na área para começar um negócio nela. Desde que seja um especialista trabalhando com os atendimentos, laudos e manipulação de substâncias, você pode começar a empreender tranquilamente. Por exemplo, pode montar uma estrutura para que outros profissionais a usem no dia a dia, ou fazer parcerias.

Para ajudar a dar os primeiros passos, trouxemos aqui uma lista com as 8 principais ideias de negócios que você pode iniciar na área da saúde. Confira.

1. Clínica psicológica

Essa é uma opção comum para os profissionais da área, mas também é um bom caminho para quem deseja começar a própria clínica reunindo diferentes profissionais em sua empresa. Nesse caso, o consultório serve como uma base para psicólogos poderem exercer suas atividades e atenderem por um plano de saúde, por exemplo.

Em geral, esse tipo de clínica não requer muitos aparatos. Basta ter um espaço amplo o suficiente para as atividades, paredes com bom isolamento sonoro e limpeza regular. Como resultado, o investimento inicial tende a ser menor que a média, mas o retorno depende do número de profissionais e atendimentos por dia.

2. Farmácias

Outra opção de empreendimento, a qual tem aplicações bem mais visíveis, é a de criar uma farmácia. A compra de medicamentos, tanto comuns quanto prescritos, é fundamental para a condução de vários tratamentos. Isso significa que, independentemente do contexto, você deve ter um público à sua disposição.

A dinâmica desse tipo de negócio é bem diferente daquela em uma clínica. Em vez de lidar diretamente com as pessoas, você terá que se preocupar mais com os fornecedores e com a verificação das receitas médicas. Pode ser ideal se você prefere administrar algo mais próximo do varejo.

3. Clínicas populares

Ideias de negócios que atendem ao público de menor renda podem ser bem rentáveis, na verdade. Afinal, esse público é amplo e quase sempre tem algumas demandas não atendidas. Nesse contexto, você tem bastante a ganhar ao investir em uma clínica popular.

Basicamente, essas são clínicas voltadas para atendimentos simples, principalmente consultas de rotina, para pacientes que não têm um plano de saúde. Considerando que cada vez mais pessoas estão cancelando os próprios planos, não é incomum que esses espaços recebam vários clientes.

4. Fisioterapia

Tratamentos para problemas posturais e ósseos, especialmente durante a velhice ou na recuperação de algum acidente, são muito importantes para a saúde. Por isso também é mais comum ver clínicas de fisioterapia sendo abertas para atender a essas demandas.

Naturalmente, essa também é uma oportunidade de negócio para você investir. O volume de equipamentos tende a ser maior, dependendo do quão aprofundado será o trabalho da clínica. Porém, a compensação a longo prazo é bem maior.

5. Clínica odontológica

Outra área com bastante demanda, na qual você pode investir e montar um negócio, é a de clínicas odontológicas. Praticamente todas as pessoas precisam passar por algum procedimento de correção ou um tratamento nos dentes ao longo da vida, especialmente durante a adolescência ou infância. Isso significa que você terá um público quase garantido.

Planos odontológicos costumam ser incluídos em contratos de trabalho, então não será difícil conseguir clientes. Assim como a fisioterapia, clínicas odontológicas exigem um equipamento mais elaborado, desde a cadeira até os procedimentos de limpeza. Porém, isso também significa que o serviço tende a ser mais rentável.

6. Estética

Serviços de estética não são a prioridade no orçamento de muitas pessoas. No entanto, certamente é uma das ideias de negócios que mais podem gerar retorno financeiro. Em geral, esse tipo de serviço é direcionado a pessoas com maior poder aquisitivo, o que também se reflete no valor que eles geram para o investidor. Especialmente se você considerar que o Brasil é um dos países com maior demanda para esses tratamentos.

O número de equipamentos tende a ser menor que em outras áreas, mas há certos itens descartáveis e substâncias que precisam ser armazenadas com cuidado. E, claro, o nível de especialização dos profissionais é muito importante, pois os clientes tendem a ser bem mais exigentes.

7. Cuidados para idosos

Com o crescimento do setor de saúde, também vem um aumento na expectativa de vida da população geral. Consequentemente, você também verá um aumento nos serviços voltados para a população idosa. Sendo assim, se você estiver em busca de ideias de negócios com alguma garantia de clientela, a área de cuidados para a terceira idade é uma boa opção.

Esse serviço é associado principalmente à área de enfermagem, sendo o principal foco na hora de buscar associados. Os cuidados precisam ser aplicados em domicílio, então é bom fiscalizar e testar cada novo colaborador atentamente, formando equipes especializadas.

8. Clínicas de vacinação

Por último, mas não menos importante, você também pode pensar em ter uma clínica dedicada à vacinação contra doenças. Vacinas são a melhor forma de prevenir uma série de doenças comuns e uma das razões para o aumento da expectativa de vida. Há muito valor em ter uma clínica que as forneça.

Mais uma vez, o importante para esse negócio é ter o armazenamento e manuseio correto dos produtos. Especialmente por que, quando não são bem cuidados, eles podem gerar vários problemas de saúde. Os atendimentos tendem a ser rápidos, o que te permite dar conta de um grande público facilmente.

Agora que você tem essas ideias de negócios na área da saúde, pode buscar uma opção de investimento que se encaixa em suas expectativas. Se você quiser diminuir os riscos, o melhor caminho é optar por uma franquia, onde você conta com uma marca já elaborada, uma estrutura mais consistente e apoio de um negócio mais experiente.

Quer aprender mais sobre a franquia Mednet? Então veja nosso artigo sobre a medicina e segurança no trabalho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *