Você sabe o que são royalties de franquia? Descubra aqui!

Uma alternativa mais segura para quem deseja empreender é investir em uma franquia, criando um negócio com base em uma empresa já consolidada no mercado. Mas, é preciso tomar bastante cuidado para estabelecer sua empresa, estudando bem cada detalhe exigido pelo franqueador, como os royalties de franquia.

De forma bem simples, uma franquia é uma empresa que permite que outros investidores abram unidades dela, desde que façam o investimento inicial e paguem as taxas correspondentes.

Dessa forma, o franqueado tem a garantia de usar uma marca já reconhecida, enquanto o dono da marca ou franqueador tem mais facilidade para expandir sua empresa. Se você escolher a franquia ideal, terá ótimas chances de sucesso.

Porém, antes de começar, é importante que você entenda um pouco sobre os royalties de franquia, que são bem relevantes para qualquer investimento na área. Acompanhe e descubra tudo que precisa saber!

Entenda os termos

Há três números que você precisa conhecer para investir em uma franquia. Eles são:

1. Royalties de franquia

De forma bem simples, os royalties são uma taxa paga pelo franqueado para o franqueador, representando o uso de sua marca, de seus sistemas, seus produtos, entre outros itens que são obtidos como parte do acordo.

Essa é a principal forma pela qual o franqueador obtém retorno financeiro em relação a cada franqueado.

2. Taxa de franquia

Este é similar aos royalties, mas a taxa de franquia só é paga inicialmente. Pense nisso como uma “taxa de adesão”, que costuma englobar o treinamento inicial, cadastro e outros custos de burocracia.

É uma forma de custear a inclusão de qualquer pessoa na franquia, acelerando o processo e fazendo com que todos comecem a obter lucro mais rapidamente.

3. Fundo de marketing

Por fim, o fundo de marketing, como o nome diz, é uma reserva de recursos destinada à divulgação da empresa. Tanto o franqueador quanto o franqueado devem investir na divulgação no negócio, ou não haverá um bom reconhecimento pelo público.

Isso, por sua vez, pode levar a uma perda considerável de possíveis clientes e de rentabilidade, o que costuma acabar com qualquer negócio.

Vantagens de investir nesse modelo

O modelo de franquia é um dos mais comuns hoje em dia, apresentando grandes vantagens para todas as partes envolvidas. O franqueador, obviamente, recebe os royalties de franquia mensalmente, podendo usar esses recursos para reinvestir em sua marca, além de gerar rentabilidade estável ao longo do tempo.

Além disso, o franqueado pode começar um negócio já com uma marca bem estabelecida, além de instruções, processo e tecnologias adequadas para aumentar suas chances de sucesso.

Uma ótima opção para quem deseja se consolidar mais rápido e não tem tanta experiência na formação de uma empresa. E como o sucesso do franqueado é também o sucesso do franqueador, você pode esperar mais apoio ao longo do tempo.

Agora que você entende melhor o que são os royalties de franquia, pode incluí-los nas suas contas antes de fazer seus investimentos. Se você se planejar bem, certamente será compensado.

Quer conhecer uma boa franquia agora mesmo? Então entre em contato com a MedNet e aprenda mais sobre nossa rede.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *