Quais as melhores práticas de marketing para franquias?

Começar seu próprio negócio é uma prática bem difícil atualmente, tanto pela concorrência quanto pela dificuldade em conquistar um espaço no mercado de trabalho. Por isso muitos empreendedores optam pelo modelo de franquia, utilizando a marca já estabelecida. Mas isso não significa que você não terá trabalho para desenvolver a marca. Saber fazer marketing para franquias é tão importante aqui quanto ser um bom gestor de negócios.

A principal diferença entre o marketing do empreendedor tradicional e o do franqueado é que o segundo tem foco mais local. A franqueadora já constrói a marca, a identidade visual e tudo mais. O que cabe a você é fazer ações pontuais para atrair clientes em sua área. Pode parecer pouco, mas é isso que mais influencia o crescimento do seu negócio.

Para ajudar você a fazer um marketing para franquias com mais eficiência, separamos aqui 4 dicas de boas práticas que ajudarão muito nessa tarefa. Acompanhe.

1. Planejamento estratégico de longo prazo

O primeiro passo para atingir qualquer objetivo, independente de qual seja, é desenvolver uma estratégia. Se você deseja aumentar o número de clientes, elevar sua lucratividade ou qualquer coisa do tipo, precisa se perguntar primeiro: qual é minha meta e como posso alcançá-la?

Além disso, é melhor ter um pensamento de médio e longo prazo ao fazer seu planejamento. Ações que geram mais benefício imediato podem ter retorno menos expressivo ao longo do tempo, ou mesmo levar a algum prejuízo. Sempre considere quais serão as repercussões do seu marketing.

2. Investir nas redes sociais

É praticamente impossível pensar em marketing para franquias sem falar nas redes sociais. Praticamente toda empresa hoje em dia utiliza a internet para se divulgar, pois é o meio de comunicação com maior alcance e nível de engajamento em larga escala. Se você quer superar seus concorrentes, é fundamental ter presença online.

Para que suas redes sociais tenham sucesso, você precisa entender como cada uma funciona. O tipo de conteúdo ideal, tamanho da imagem, frequência de postagem, etc. Além disso, é bom saber quais redes sociais são utilizadas pelo seu público-alvo. Não faz muito sentido criar uma página no LinkedIn, por exemplo, se seus clientes estão predominantemente no Twitter.

3. Campanhas localizadas

Como já mencionamos, o franqueado pode se preocupar mais com a divulgação local do que com o plano geral da marca. Isso dá oportunidades para criar campanhas feitas sob medida para o público local. Se os seus leads têm alguma preferência em particular, então você pode usar essa informação para criar promoções e campanhas de marketing bem mais eficazes.

4. Cooperação com a franqueadora

Por fim, mas não menos importante, uma boa franqueadora sempre auxilia seus franqueados na hora de divulgar seus produtos e serviços. Afinal, o seu sucesso também é o da marca. Não tenha medo de pedir auxílio ao franqueador, incluindo materiais, ferramentas e práticas que podem te auxiliar no seu trabalho de marketing.

Agora que você entende a importância do marketing para franquias, é hora de aplicá-lo com mais eficácia. Siga estas dicas e você verá resultados bem mais consistentes em sua filial.

E se quiser ainda mais informações para incrementar sua franquia, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *