Investir em franquia: o guia completo para entender esse mercado

1. Introdução

Você já pensou, por exemplo, que investir em uma franquia pode ser melhor do que começar um negócio do zero?

Quer ter o seu próprio negócio? Em um momento em que a economia brasileira tem dificuldades para voltar a crescer, ser um empreendedor é uma saída interessante para enfrentar a crise. Além disso, há maior chances de se conseguir um aumento nas receitas, já que não será apenas um funcionário.

Neste e-book você entenderá tudo quanto é necessário para saber se ser franqueado é uma boa oportunidade para investir seu capital.

Continue a leitura e tome a melhor decisão!

2. Como funciona uma franquia

Uma franquia é um tipo de negócio próprio que usa o conhecimento e a credibilidade de uma empresa que já está consolidada no mercado, para que sejam replicados de acordo com as orientações de quem está franqueando o negócio.

As franquias funcionam por um sistema em que deve existir negociações para que o investidor tenha o direito ao uso da patente ou marca da empresa. Isso pode gerar o direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva dos serviços e produtos da instituição, além da utilização dos processos e tecnologias exclusivas para implementar e administrar o negócio.

Para que a negociação aconteça, quem está franqueando precisa avaliar o perfil do investidor para ter a certeza de que o empreendedor pode administrar a franquia e manter o padrão de qualidade na prestação de serviços e na administração do negócio.

Após isso, uma oferta será feita para que o investidor faça parte da rede de franqueados, a partir de uma circular de oferta de franquia. O empreendedor tem cerca de 10 dias para aceitar ou recusar a oferta. Caso aceite, o próximo passo é a assinatura do contrato de franquia.

Com a assinatura, o investidor será um franqueado e fará parte da gestão da franquia, tendo autorização para fazer com que o negócio cresça na região. Caso se destaque, haverá também a chance de que se torne um máster franqueado, podendo até subfranquear novas unidades na região.

Franqueado e franqueador

Franqueadora é a instituição que libera os direitos de uso da marca, de operação e/ou distribuição para outras pessoas, os chamados franqueados. Eles são investidores que decidem comprar a franquia, operando-a a partir da cessão dos direitos efetuada pelo franqueador.

O que é taxa de franquia?

A taxa de franquia pode ser compreendida como o valor que é cobrado pela franqueadora para conceder a utilização da marca. O valor pago é único e deve ser efetuado quando o contrato é assinado.

A taxa é a remuneração que a franqueadora recebe para fornecer a licença que dá direito de uso da marca, além de também ser usada para capacitar o empreendedor e a sua equipe para operarem o negócio com todo o know-how adquirido pela franqueadora.

Antes que o negócio seja aberto, o franqueado já deve ter conhecimento sobre o sistema de gestão, quais são os principais fornecedores da rede, possíveis reformas que precisam ser feitas, identidade visual e qualquer outra informação relevante para que o negócio funcione plenamente.

Ao assinar o contrato ou mesmo ao capacitar inicialmente o franqueador, é necessário entregar os manuais que mostram como a unidade deverá ser operada. Inclui-se a transferência do know-how, que é o conhecimento que faz com que a instituição seja destaque no mercado, e todos os materiais de apoio.

Por isso, a taxa de franquia deve fazer parte do investimento que o empreendedor faz e deve constar explicitamente nos valores divulgados pela franqueadora. Vale lembrar que a rede, por escolha estratégica, pode optar por não cobrar o valor do empreendedor. Entretanto, mesmo assim ela precisará fornecer as informações.

Normalmente, isso acontece quando a rede deseja atrair mais candidatos rapidamente ou por conseguir ter os valores desejados a partir de outras taxas ou royalties. De todo modo, todas as informações devem ser repassadas de forma clara.

O que são royalties?

Os royalties são percentuais cobrados por venda ou em cima do faturamento, permitindo que o franqueador tenha uma remuneração variável e que dependa do sucesso do empreendedor.

3. Vantagens de investir em uma franquia

Em um momento em que a economia ainda está em recuperação, nem sempre é interessante começar o negócio próprio do início.

Além de ter que construir uma autoridade no mercado, mostrando um diferencial para outras empresas já estabelecidas, deve-se enfrentar a burocracia existente para que o negócio comece a funcionar, o que pode levar de meses a anos. Veja agora, em detalhes, todas as vantagens!

Negócio consolidado no mercado

A principal vantagem em escolher uma franquia em vez de uma marca própria é contar com um negócio que já é consagrado no mercado em que atua.

Principalmente no início, não é fácil fazer com que a empresa consiga ser lucrativa e retornar o valor investido. Isso faz com que muitas instituições fechem as portas até os 2 primeiros anos de fundação.

Diferentemente disso, com uma franquia, você contará com uma equipe pronta a dar todo o suporte necessário para que o negócio gere o lucro esperado. Afinal, eles já sabem o caminho para conseguir terminar o mês no positivo. Com isso, o seu negócio terá uma forte vantagem se comparado à concorrência.

Modelo de negócios já testado

Outra dificuldade em começar um negócio do zero está relacionado ao tempo em que você perderá testando o que dará ou não certo com os consumidores. Com isso, mais recursos poderão ser dispendidos caso algum erro seja cometido.

Com a franquia isso não acontece, já que além de consolidada no mercado, os franqueadores já fizeram os testes devidos para entender como o consumidor pensa e quais são suas principais tendências de consumo. Ou seja, será mais fácil atingi-lo e gerar receita.

Sendo assim, você terá mais segurança em investir o dinheiro, já que terá certeza que não fará parte de uma aventura, mas de um plano de negócios que já desbravou o mercado e tem a receita para o sucesso.

Planejamento de gastos

Ser um franqueado significa que há um padrão que deve ser seguido. Dessa forma, algumas questões como o plano arquitetônico e modelo de gastos já podem ser resolvidas de antemão. Isso significa que o franqueador já informará como tudo deve ser.

Isso acontece pela necessidade, normalmente, de padronizar as unidades da franquia, bem como a forma com que os produtos e serviços são oferecidos.

Além disso, todas as informações são úteis para que o franqueado saiba quanto de fato será necessário investir e em quanto tempo o retorno esperado surgirá, o que aumenta o controle e diminuem as chances de que problemas de fluxo de caixa aconteçam.

Marketing

Não é fácil para novas empresas conseguirem fazer um plano de marketing bem estruturado. Além de fazer pesquisas para conhecer a fundo quem é a persona e quais são suas verdadeiras necessidades, é preciso elaborar uma identidade visual e entender como divulgar a empresa nas principais redes sociais.

No caso das franquias, já há um plano de marketing que foi aprovado e definido para ser usado. Dessa forma, o franqueado pode ficar tranquilo e ter a segurança de que essa é a melhor forma de divulgar os serviços e produtos da empresa.

Embora alguns pontos precisem ser revistos, já que haverá diferenças de acordo com a localidade e por estar em lançamento, as peças gráficas também estarão aprovadas de antemão, necessitando ser apenas utilizadas em seu local.

4. Como escolher a franquia ideal

Agora que você sabe quais são as grandes vantagens de escolher uma franquia em vez de optar por começar um negócio do zero, entenda como fazer a escolha de forma consciente.

Escolha um negócio que esteja em alta

Para ter os melhores resultados, é interessante escolher um negócio que esteja em alta no momento. Dessa forma, você acompanhará as tendências do mercado e oferecerá produtos e serviços que sejam requisitados. Quando a escolha não é bem realizada, pode-se demorar mais tempo para recuperar o investimento efetuado.

Um dos mercados que ainda podem ser bem explorados é o de segurança no trabalho. Vale ressaltar que não há a necessidade de ser médico para se tornar um franqueado, já que é possível fazer a contratação do profissional responsável.

Além disso, os custos para iniciar as operações são, relativamente, pequenos, o que pode fazer com que você tenha mais dinheiro em caixa para tocar o negócio ou que não precise realizar empréstimos e se endividar para contratar a franquia.

Procure por algo que tenha o seu perfil

Embora seja recomendado procurar por atividades que estejam em alta, deve-se também considerar quais são as aptidões e interesses do empreendedor. Quanto mais interessado ele for nas tarefas desenvolvidas pela franquia, maiores são as chances de que ela consiga os melhores resultados.

Por outro lado, quando o franqueado acha que as atividades são chatas ou maçantes, todo trabalho será entediante e, assim, mais difícil será conseguir os resultados tão esperados.

Ter o perfil de empreendedor

Muitas pessoas querem ter o próprio negócio, mas várias delas não tem o perfil mais adequado para isso. Como alguém que vai liderar uma empresa ou franquia, é importante que ele consiga dialogar com os colaboradores. Caso seja alguém intransigente ou que não consiga considerar as opiniões dos demais, dificilmente a marca terá sucesso naquele local.

Além disso, é preciso ter certa habilidade para gerenciar o negócio, impedindo que o caixa da franquia tenha menos do que é necessário para o funcionamento.

Gostar de estudar e pesquisar, continuamente, quais são as melhores formas para atender os consumidores e prestar bons serviços é essencial, fazendo parte do perfil empreendedor.

Saber lidar com os franqueadores

Diferentemente de começar o negócio do zero, quem decidir ser franqueado deve entender que não tomará as decisões sozinho, já que elas envolvem a marca como um todo. Ou seja, os franqueadores deverão ser comunicados das suas decisões ou poderão ter a última palavra sobre elas.

Isso significa que o empreendedor deverá trabalhar em conjunto com os franqueadores e não tomará as decisões sozinho, mesmo que ele queira.

Vale lembrar que a maioria das franquias inclui cláusulas de desempenho nos contratos. Ou seja, se o franqueado não tiver um bom desempenho, mesmo com todo treinamento recebido, ou não quiser interagir com os franqueados, ele poderá receber as sanções descritas no documento.

Verificar as informações

Embora as franquias sejam uma ótima oportunidade de mercado, os empreendedores devem ficar atentos para não serem de alguma forma enganados. Para tanto, todos os documentos devem ser conferidos e analisados por profissionais com experiência em franquias.

Além disso, deve-se verificar se não há nenhuma cobrança considerada absurda que esteja incluída na circular de oferta. Tenha atenção também se a empresa oferecerá, em contrato, toda a assistência e know-how necessário para que o negócio funcione de forma adequada.

Outra tática importante é verificar se os atuais franqueados estão satisfeitos com os serviços oferecidos e estão conseguindo obter bons resultados. Procure se há reclamações ou problemas relacionados a rede. Com todas as informações, você terá mais condições para fazer a melhor escolha e investir corretamente.

5. Conclusão

Como você pode ver, investir capital em um negócio requer bastante conhecimento e ponderação. Neste momento, as franquias são ótimas oportunidades. Além de contar com as vantagens de ter o próprio negócio, é possível ter uma marca já consolidada no mercado e que já tem o conhecimento necessário para o sucesso.

Se você já está convencido que as franquias são o melhor caminho, continue pesquisando, já que um investimento tão sério e considerável como esse não deve ser feito às pressas. Entre em contato com as franquias que você se interessar para saber mais a respeito. Leia todos os dados e regras disponíveis para não ser enganado ou pego desprevenido no futuro.

A decisão deve ser tomada quando estiver seguro de que fará um bom negócio. Saiba, entretanto, que esse será apenas o primeiro passo. Além de participar dos cursos e consultorias que serão oferecidos pela franqueadora, lembre-se de que será necessário se reciclar continuamente para oferecer sempre os melhores serviços e atendimento.

Uma boa franquia está a sua espera, prepare-se!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *