Sazonalidade nas empresas: como isso afeta o mercado de franquias?

Em todo empreendimento existem particularidades e pontos estratégicos a serem analisados no seu business plan. Isso pode ocorrer tanto de forma produtiva, por exemplo, com as suas potencialidades, quanto por meio de fraquezas no projeto comercial. Estar atento e promover mudanças estruturais possibilitam maximizar oportunidades e minimizar riscos.

Nessa análise, a sazonalidade nas empresas é um fator que está intimamente ligado à saúde financeira e perpetuação do empreendimento. Isso decorre da elevada importância da sazonalidade para a geração de receitas oscilantes. Ou seja, que podem cair ou elevarem-se dependendo das características de mercado, temperatura e variações culturais, por exemplo.

Neste artigo, vamos explicar como a sazonalidade pode afetar o faturamento de um negócio por todo o ano. Então, não perca tempo e confira a leitura de todo o material até o final. Vamos lá?

O que é sazonalidade?

Em primeiro lugar, é preciso ter definido com clareza o que esse tema representa. Pois bem, a sazonalidade diz respeito a toda e qualquer variação que pode gerar alterações em um negócio. Geralmente, essas modificações tendem a ser negativas e impactarem diretamente no lucro e na execução das atividades.

É preciso lembrar também que esse fator pode ser positivo. Você sabe como? Isso decorre do fato de que há a possibilidade de utilizar a sazonalidade como um fator de impulso e crescimento. Exemplos clássicos são os casos dos feriados. Na páscoa, as lojas de chocolate e floriculturas têm procura muito mais elevada por produtos, aumentando as vendas nesses períodos.

Em ambos os casos, o ponto chave para se entender a sazonalidade e se preparar para oscilação é por meio do planejamento. Afinal, com uma boa análise podem ser traçadas estratégias preventivas a fim de reduzir perdas e aumentar os ganhos. Pense nisso!

Qual a importância de escolher uma franquia que não é afetada pela sazonalidade?

Quando se fala em abrir o primeiro negócio, diversas dúvidas surgem e acabam gerando medo, inseguranças e, até mesmo, frustrações nos novos empreendedores. Existem muitos processos e habilidades para fazer com que uma ideia empreendedora se desenvolva e consiga prosperar no competitivo mercado brasileiro.

Uma solução muito interessante e mais segurança resulta em apostar nas franquias. Marcas já estabilizadas e consagradas no seu mercado de atuação passam a replicar o modelo de negócios com outros parceiros estratégicos — os franqueados.

Com isso, fica muito mais fácil alcançar o sucesso, já que reduz as chances de se cometer erros. Mesmo com todas as vantagens citadas logo acima, é preciso ter um olhar criterioso na hora de definir a melhor franquia para se investir.

A sazonalidade é uma delas. Imagine que você queira abrir uma franquia no ramo de sorvetes na sua cidade. Adicione a isso o fato que a região é de clima frio e com inverno bastante rigoroso. As sorveterias tradicionalmente têm uma queda profunda nas receitas em períodos fora da estação do verão.

Isso pode gerar muitos problemas e até mesmo ameaçar a continuidade da operação, já que o pagamento de funcionários e custos fixos não variam na mesma proporção do fluxo de caixa. Todo esse cenário demonstra o quanto é importante analisar o impacto da sazonalidade nas empresas de forma prévia.

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre como é importante analisar o impacto da sazonalidade nas empresas, torna-se prático compreender como deve ser feita a escolha de franquia.

A procura por um modelo de negócio sólido, testado, com bom renome no mercado e feedbacks positivos de outros franqueados aumenta exponencialmente as taxas de sucesso. Por isso, procure sempre ter em mente o impacto dos mais diversos fatores na hora de definir pela melhor franquia para o seu perfil.

Como as franquias de serviços de saúde não são afetadas pela sazonalidade?

O setor de saúde é um dos mais pujantes da economia nacional. Além disso, solidez e resiliência a crises fazem com que franquias na área de serviços de saúde sejam algumas das mais procuradas. Nessa perspectiva, uma dúvida muito comum é: por que franquias de serviços de saúde não enfrentam sazonalidade?

A resposta para essa indagação é muito simples. Ela está no fato de que por ser um item de primeira necessidade, a procura por serviços de saúde é afetada por períodos anuais ou variações de consumo, como ocorre em outros setores. A grande resiliência desse mercado possibilita que diversas empresas consigam atender um público misto e muito atrativo para o negócio.

É do conhecimento popular que a saúde pública é conhecida pela demora em atendimentos, baixa estrutura física e poucos profissionais disponíveis. Dessa forma, quem pretende atuar nesse setor tem que ter uma boa capacidade técnica e gerencial. Isso ocorre porque além das dificuldades comuns a qualquer gestão empresarial, existem muitas regras e exigências das agências reguladoras, principalmente o Ministério da saúde.

A MedNet é uma das grandes autoridades quando o assunto é segurança do trabalho. Com mais e 20 anos de experiência e atuação nesse segmento. Atualmente, a empresa passa por um processo de expansão através do franchisng, com franquias lucrativas e bem posicionadas no seu nicho de atuação.

No modelo de negócios, não há o problema da sazonalidade nas empresas, visto que o segmento de saúde e a proposta da MedNet são bem definidas. Isso possibilita ter acesso a uma franquia que cresce independente do período do ano, das necessidades regionais e do estado do mercado nacional.

Ao longo do artigo, foi possível descobrir como é importante saber realizar uma análise prática e bem detalhada das características de mercado de uma franquia. Nesse aspecto, contar com uma franqueadora de renome e experiente, além de um segmento em expansão, são os fatores fundamentais para o alcance do sucesso.

A sazonalidade nas empresas é uma realidade que precisa ser bem detalhada. Estude, verifique e pesquise as melhores opções do mercado. Isso possibilita que você fique cada vez mais próximo de realizar os seus sonhos.

Quer descobrir um pouco mais em quais as vantagens em se investir em uma franquia de serviço em saúde ocupacional? Então, não deixe de conferir o material que preparamos para você agora mesmo. Não perca tempo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *